A maioria das ervas não contém cafeína, trata-se de uma opção saborosa e nutritiva que não vai causar insônia
Redação Publicado em 19/07/2023, às 18h00
Estamos no inverno, época em que buscamos conforto e aconchego, inclusive na alimentação. Isso significa procurar alternativas para nos esquentar. Entre elas, uma das mais saborosas é tomar aquele chá de ervas quentinho. Sim, tecnicamente falando, o chá de ervas não é chá – o que significa que não é derivado da mesma planta Camellia sinensis que produz variedades verdes, brancas, pretas e oolong.
Eles são infusões de várias plantas que podem incluir flores, ervas, especiarias e outras raízes. Como a maioria delas não contém cafeína, trata-se de uma opção saborosa e nutritiva que não vai causar insônia, muito pelo contrário, já que muitas ervas trazem benefícios ao corpo.
Camomila: na medicina popular, o chá de camomila é usado há muito tempo como uma bebida calmante ou para dormir. Feito principalmente com flores de camomila secas, ajuda as pessoas a adormecer mais rapidamente. Também tem propriedades anti-inflamatórias e demonstrou ajudar a reduzir a gravidade das cólicas menstruais. E tem mais: a camomila também está ligada à regulação do açúcar no sangue e à proteção da densidade óssea.
Erva-doce: essa erva pode ser útil para pessoas com SII (síndrome do intestino irritável), uma vez que pode ajudar a relaxar o músculo intestinal e aliviar o gás. Tem um sabor doce semelhante ao anis. Cientistas estudaram o impacto combinado de curcumina e óleo essencial de erva-doce em sintomas de SII em 121 pessoas. Após 30 dias, aqueles que tomaram a combinação reduziram a gravidade dos sintomas e tiveram uma pontuação significativamente maior em uma medida de qualidade de vida do que aqueles que receberam um placebo. Mais pesquisas são necessárias para saber se o chá de erva-doce também pode ajudar a aliviar os sintomas. Pesquisadores relatam que o erva-doce não pode ser recomendado para mulheres grávidas e que pode interagir com certos medicamentos.
Gengibre: há muito é apontado como remédio para náuseas, enjoos matinais e enjoos por movimento. Beber chá de gengibre pode oferecer benefícios semelhantes, bem como outras vantagens potenciais: é um potente combatente da inflamação, que ajuda a diminuir a dor muscular após exercícios intensos e reduz a dor em pessoas com osteoartrite. O gengibre também ajuda a aliviar as cólicas menstruais e a manter a imunidade, além de proteger contra o câncer, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
Hibiscus: feito de partes da planta do hibisco, este chá tem um sabor azedo que é um pouco semelhante ao do cranberry (ou oxicoco). Também é uma fonte rica em antioxidantes e mostrou aumentar os níveis de HDL “bons” e reduzir o colesterol LDL e triglicerídeos “ruins” em pessoas com diabetes. Ajuda a proteger o fígado e a promover a perda de peso. Em um estudo recente, adultos com excesso de peso que receberam extrato de hibisco experimentaram reduções no peso e na gordura corporal, no índice de massa corporal e na proporção quadril/cintura em comparação a um placebo. O hibisco também ajuda a imunidade por ser uma potência antibacteriana.
Hortelã: embora a hortelã-pimenta fresca seja uma adição fantástica ao chá, ela também pode ser usada para fazer a bebida. Muitas pesquisas têm sido feitas com os extratos de hortelã, mas o chá pode oferecer benefícios semelhantes. Isso inclui maior potência e tempo de exercícios para atletas, bem como função respiratória aprimorada. Os cientistas acreditam que esses efeitos podem ser atribuídos a um relaxamento dos músculos brônquicos, um aumento nos níveis de oxigênio do cérebro e uma diminuição nos compostos sanguíneos associados à fadiga. Esses mesmos efeitos relaxantes musculares permitem que a hortelã-pimenta ajude a aliviar a indigestão. Alguns estudos mostram que ele pode ser usado por pessoas com a SII (síndrome do intestino irritável), pois reduz os espasmos intestinais, além de ajudar o fígado a desintoxicar o corpo. Bônus: o simples cheiro de hortelã também reduz a fadiga, diminui a ansiedade, aumenta o estado de alerta e melhora a memória.
Rooibos: também conhecido como chá vermelho, é feito das folhas de um arbusto nativo da África do Sul. Além de ter bastante antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, este chá tem sido associado à proteção da saúde óssea, melhoria da saúde digestiva e prevenção da obesidade. Rooibos também fornece pequenas quantidades de minerais, incluindo ferro, cálcio, potássio, cobre, manganês, zinco e magnésio.
Fonte: Health
Veja também:
Refrescante e poderosa: 5 vantagens da hortelã para a saúde
Chá verde: quanto você pode beber por dia com segurança?
5 chás de ervas que trazem vários benefícios para a saúde
Ervas e especiarias podem reduzir a pressão arterial? Estudo responde