Redação Publicado em 25/11/2021, às 14h00
Leites não lácteos estão cada vez mais na moda e opções de leite à base de plantas agora são mais fáceis de serem encontradas. De acordo com o grupo de pesquisa de consumo realizada pela empresa Mintel, as vendas de leites não lácteos aumentaram mais de 60% desde 2012, e um em cada cinco americanos afirma estar consumindo menos lácteos por motivos de saúde.
O leite de amêndoa se tornou a opção de leite vegetal mais popular, com vendas de quase US$ 1,5 bilhão de dólares somente em 2020. Mas você pode estar se perguntando o quão saudável o leite de amêndoa é realmente e como ele se compara à concorrência. Aqui estão os detalhes, junto com o que procurar no rótulo e as maneiras de incorporar o leite de amêndoa em bebidas, refeições e guloseimas.
Não há uma maneira única de formular o leite de amêndoa. E, por causa disso, a composição nutricional do leite de amêndoa é diferente para cada produto. No geral, porém, os teores de proteínas e carboidratos no leite de amêndoas sem açúcar (feito apenas de água filtrada e amêndoas) são bastante baixos por xícara, então, o principal macronutriente que você está obtendo é a gordura saudável. Mas isso pode variar muito de produto para produto, dependendo de quantas amêndoas um determinado leite contém (porque, sim, a proporção de água para amêndoas pode não ser a mesma de marca para marca). Em outras palavras, alguns produtos contêm mais amêndoas do que outros, o que é um fator que impacta os benefícios potenciais da bebida para a saúde.
Além disso, algumas marcas de leite de amêndoa são fortificadas com cálcio, o que pode aumentar o valor diário do mineral para atender ou exceder a quantidade encontrada no leite de vaca. Se forem colocados na formulação de um produto, as vitaminas D e B12 são outros nutrientes que você pode encontrar em quantidades maiores no leite de amêndoa.
Outro ponto é que algumas empresas adicionam proteína ao leite de amêndoa, principalmente proteína de ervilha, proveniente de ervilhas amarelas partidas. Se esses produtos ainda se qualificam como leite de amêndoa é um assunto em debate.
A principal razão pela qual as pessoas escolhem o leite vegetal é evitar laticínios, seja devido a uma alergia ou sensibilidade aos produtos lácteos, seja em função do desejo de comer uma dieta baseada em vegetais. Mas os dois leites são muito diferentes nutricionalmente. Uma xícara de leite integral de vaca fornece cerca de 8 gramas de proteína, 13 gramas de carboidratos, com cerca de 3% de gordura. O leite de vaca também fornece cerca de 25% do valor diário de cálcio naturalmente. No entanto, você não precisa obter cálcio dos laticínios para desenvolver ossos fortes, seja quando criança ou adulto. (Além disso, os cientistas notaram que a produção de laticínios contribui para as questões ambientais, incluindo a produção de gases de efeito estufa, mudanças climáticas, poluição e resistência a antibióticos.)
Quanto ao modo como o leite de amêndoa se compara a outros leites de plantas, depende da alternativa. Uma xícara de leite de aveia sem açúcar também é pobre em proteínas, com talvez 3 gramas no máximo, mas é muito mais rica em carboidratos, normalmente cerca de 16 gramas, com alguns gramas em fibra. O teor de gordura do leite de aveia também varia, pois muitas marcas adicionam óleo e os níveis de vitaminas e minerais diferem de acordo com o grau de fortificação.
Já no caso do leite de amêndoa adoçado, incluindo sabores como chocolate e baunilha, a quantidade de açúcar adicionado também varia de acordo com a marca. Uma xícara pode fornecer até 12 gramas de açúcar adicionado, o equivalente a 3 colheres de chá – que é metade do limite diário recomendado para açúcar adicionado para mulheres, com base nas diretrizes da American Heart Association.
Se você estiver usando apenas um quarto de xícara no café, o açúcar adicionado não será um problema. Mas, se você está preocupado em ingerir muito açúcar adicionado, uma versão sem açúcar ou levemente adoçada pode ser uma aposta melhor. Versões levemente adocicadas contêm cerca de 7 gramas de açúcar adicionado por xícara, ou pouco menos de 2 colheres de chá.
Leites de amêndoa têm muitas variáveis, como a qualidade, o custo e os detalhes, que podem variar consideravelmente, então, você precisa fazer algumas compras para encontrar o certo para você. O melhor conselho é procurar marcas com ingredientes simples e reconhecíveis, incluindo versões sem líquido e sem água. Além disso, é claro, consultar-se com um nutricionista também é fundamental para saber qual é o melhor tipo de leite para sua dieta.
Via: Health
Assista também: