Esta fruta é uma excelente fonte de vitamina C e de flavonoides, que são antioxidantes
Redação Publicado em 07/01/2022, às 11h00
O limão é uma fruta popular, muito usada em pequenas quantidades para adicionar sabor aos alimentos ou em bebidas. Ele dá sabor a produtos de panificação, molhos, saladas, marinadas, bebidas e sobremesas, e também é boa fonte de vitamina C.
A deficiência dessa vitamina pode causar problemas de saúde. Os primeiros exploradores sabiam disso e levavam limões em suas longas viagens para ajudar a prevenir ou tratar o escorbuto, doença causada pela ausência de vitamina C, que tem sintomas como o sangramento fácil da gengiva ao escovar os dentes e difícil cicatrização, e que era uma condição com risco de vida comum entre marinheiros.
Confira a seguir o poder nutricional dos limões, possíveis benefícios à saúde, formas de usá-los na alimentação e riscos potenciais à saúde.
Um limão com 58 gramas contém:
energia: 16,8 calorias (kcal)
carboidratos: 5,41 g, dos quais 1,45 g são açúcares
cálcio 15,1 miligramas (mg)
ferro: 0,35 mg
magnésio: 4,6 mg
fósforo: 9,3 mg
potássio: 80 mg
selênio: 0,2 microgramas (mcg)
vitamina C: 30,7 mg
folato: 6,4 mcg
colina: 3,0 mg
vitamina A: 0,6 mcg
luteína + zeaxantina: 6,4 mcg
Diretrizes dietéticas recomendam uma ingestão de 75 mg de vitamina C por dia para mulheres com 19 anos ou mais e 90 mg por dia para homens. Fumantes precisam de 35 mg a mais do por dia do que não fumantes. Limões também contêm pequenas quantidades de tiamina, riboflavina, vitamina B6, ácido pantotênico, cobre e manganês.
Além da vitamina C, a fruta também é rica em flavonoides, que também atuam como antioxidantes, ou seja, combatem radicais livres que podem danificar as células. Esses nutrientes podem ajudar a prevenir doenças e melhorar a saúde e o bem-estar. Abaixo, alguns dos possíveis benefícios do consumo de limões.
De acordo com um estudo 2012, os flavonoides nas frutas cítricas podem ajudar a diminuir o risco de acidente vascular cerebral isquêmico em mulheres. Um estudo de dados de quase 70.000 mulheres com mais de 14 anos mostrou que aquelas que comeram mais frutas cítricas tiveram um risco 19% menor de derrame isquêmico do que as que consumiram menos.
O AVC isquêmico é o tipo mais comum de acidente vascular cerebral. Isso podeacontecer quando um coágulo bloqueia o fluxo de sangue para o cérebro.
Estudo de 2019 mostrou que o consumo regular a longo prazo de alimentos que contêm flavonoides pode ajudar a proteger contra o câncer e doenças cardiovasculares. No entanto, o estudo indicou que as pessoas que fumavam ou consumiam muito álcool eram menos propensas a se beneficiar.
Limões e seus sucos são excelentes fontes de vitamina C antioxidante. E os antioxidantes podem ajudar a evitar que os radicais livres causem danos às células que podem levar ao câncer. No entanto, exatamente como os antioxidantes podem ajudar a prevenir o câncer ainda não está claro.
A vitamina C, ou ácido ascórbico, desempenha um papel vital na formação de colágeno, o sistema de suporte da pele. A exposição ao sol, poluição, idade e outros fatores podem resultar em danos à pele. Um estudo de 2014 com ratos sugeriu que ingerir vitamina C em sua forma natural ou aplicá-la topicamente pode ajudar a prevenir esse tipo de dano. Hoje há uma variedade de cosméticos com a vitamina na composição.
Pessoas com asma que consomem grandes quantidades de vitamina C e outros nutrientes quando estão resfriadas podem ter menos ataques, de acordo com um estudo. Os autores encontraram evidências de que o ácido ascórbico também beneficia pessoas com hipersensibilidade brônquica quando elas também apresentam um resfriado comum. No entanto, mais pesquisas são necessárias.
A deficiência de ferro é uma das principais causas de anemia. Combinar alimentos ricos em vitamina C com os ricos em ferro maximiza a capacidade do corpo de absorver ferro. No entanto, uma alta ingestão de ácido ascórbico pode desencadear problemas gastrointestinais em pessoas que tomam suplementos de ferro. Por esse motivo, é melhor obter ferro de fontes dietéticas, como fígado de boi, lentilhas, passas, feijão, carnes animais e espinafre. Espremer um pouco de suco de limão em uma salada contendo folhas de espinafre pode ajudar a maximizar a ingestão de ambos os nutrientes.
Alimentos ricos em vitamina C e outros antioxidantes podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico contra os germes que causam o resfriado comum e a gripe. Uma revisão descobriu que, embora os suplementos de vitamina C não diminuam a incidência de resfriados em uma população, eles podem ajudar a reduzir a duração deles. A vitamina C também pode ajudar a aumentar a imunidade em pessoas submetidas a atividades físicas extremas. Espremer um limão inteiro em um copo de água quente com uma colher grande de mel é uma bebida calmante para quem está com tosse ou resfriado.
Estudo de 2008 com roedores que consumiram fenóis de casca de limão com uma dieta rica em gordura por 12 semanas ganharam menos peso do que aqueles que não consumiram a mistura. Em 2016, 84 mulheres coreanas na pré-menopausa com alto índice de massa corporal (IMC) seguiram uma dieta desintoxicante com presença de limão ou outra dieta comum por sete dias. As que seguiram a dieta com limões experimentaram maiores melhorias na resistência à insulina, gordura corporal, IMC, peso corporal e proporção cintura-quadril do que as outras. Mais pesquisas em humanos são necessárias para confirmar se o limão pode contribuir para a perda de peso e, em caso afirmativo, como ele faz isso.
Algumas pessoas dizem que água com limão tem uma ampla gama de benefícios. Em quantidades altas o suficiente, os vários nutrientes do limão podem produzir benefícios à saúde. No entanto, consumir água com limão em vez de suco ou refrigerante pode ser benéfico porque reduz a ingestão de açúcar. Além disso, sucos cítricos, como a limonada, podem proteger o corpo da formação de cálculos renais.
Limões têm um alto teor de ácido, então seu suco pode afetar as pessoas com:
-Úlceras bucais: podem causar sensação de ardência.
-Doença do refluxo gastroesofágico: pode piorar os sintomas, como azia e regurgitação.
Fonte: Medical News Today
Veja também:
Romã, a fruta da prosperidade, traz muitos benefícios à saúde
Morango: conheça benefícios e sugestões de como consumir
9 principais benefícios da melancia para a saúde
Pêssegos são deliciosos e trazem benefícios à saúde; confira