Esse bombardeio amoroso faz você se sentir bem consigo mesmo e com seu futuro com o parceiro
Cármen Guaresemin Publicado em 25/11/2023, às 10h00
Seu novo relacionamento se desenrola como um conto de fadas enquanto seu parceiro lhe dá presentes, elogios, carinho e promessas de um futuro juntos. Então, de repente, tudo muda. Onde seu parceiro antes era atencioso e cuidadoso, agora está distante, frio e até mesmo malvado. E você fica se perguntando se os sentimentos deles foram genuínos. Como você identifica o love bombing em um relacionamento? No início, você não consegue.
Love bombing (ou bombardeio de amor, em tradução livre) é um método de manipulação emocional que muitas vezes aponta para o início de um relacionamento doentio, tóxico ou abusivo. Alguém que usa essa tática geralmente o faz para ganhar rapidamente os benefícios de um parceiro em potencial, para que possa controlá-lo com mais rapidez e facilidade. Aqueles que “bombardeiam amor” para parceiros em potencial geralmente apresentam traços narcisistas.
Essas pessoas costumam possuir os seguintes atributos:
Estar preocupada com seus próprios desejos e necessidades.
Ter um senso de arrogância e superioridade.
Demonstrar impaciência com pessoas e situações que considera sem importância.
Manipular e usar gaslighting (fazer os outros duvidarem de si mesmos) para conseguir o que desejam.
Esse bombardeio amoroso faz você se sentir bem consigo mesmo, com seu relacionamento e com seu futuro com o parceiro, que usa esse estágio – geralmente no início da relação – para derrubar suas defesas e encontrar maneiras de exercer controle sobre o relacionamento, exercendo, em última análise, controle sobre você.
Se está sendo "bombardeado", os sinais podem ser mais perceptíveis para os outros do que para você. Isso porque, nesta fase, você se sente especial, compreendido e visto pelo seu parceiro. Enquanto isso, amigos e familiares podem temer que seu novo interesse amoroso esteja se movendo rápido demais ou agindo de forma obsessiva. Exemplos de love bombing:
-Seu parceiro parece bom demais para ser verdade. Ele pode dizer que esperou por você a vida toda, que você é sua alma gêmea ou que está apaixonado por você pouco tempo depois de se conhecerem.
-Ele parece compartilhar todos os seus interesses ou concorda com todas as suas opiniões.
-Deseja manter comunicação constante com você.
-Pode ficar irracionalmente ciumento quando você deseja passar mais tempo com outras pessoas (até mesmo com a família).
-Pode fazer grandes gestos ou comprar presentes caros demais no início do relacionamento.
Um sinal mais oculto é o que vem a seguir: a desvalorização. Quando o parceiro apaixonado inicia um relacionamento, pode ficar entediado, irritado e mal-humorado. Ele pode insultá-lo, menosprezá-lo ou até mesmo abusar de você fisicamente. Se isso acontecer, você pode tentar sair. Nesse ponto, ele ativa o charme, iniciando novamente a fase do bombardeio amoroso para reconquistá-lo.
O abuso emocional deixa você humilhado, insultado, assustado e inseguro quanto à sua percepção dos acontecimentos. Se o seu parceiro pretende fazer você se sentir assim, isso é abuso. Dê uma olhada nas diferenças entre demonstrar amor e usar love bombing para obter controle:
-Demonstrando amor. Algumas pessoas são mais abertas e expressivas com seu afeto do que outras. Os sinais a seguir podem ser expressões exageradas de amor, mas não são sinais de alerta porque não têm como objetivo controlar o parceiro.
-Incensar um parceiro com elogios ou presentes no início de um relacionamento.
-Falar sobre sua aparência, talentos ou personalidade para você ou outras pessoas.
-Querer falar com você ou encontrar você o tempo todo.
A linha entre expressões de amor honestas e excessivamente zelosas e love bombing nem sempre é clara. A seguir estão alguns exemplos de "bombardeios amorosos" destinados a obter controle sobre um parceiro:
-Exigir tempo, carinho e lealdade do parceiro antes que um relacionamento sólido seja estabelecido.
-Declarar que você é a alma gêmea dele e recusar deixá-lo passar tempo com outras pessoas – ou agir com ciúme quando isso acontece.
-Dizer que ele te conhece melhor do que você mesmo.
Se você estiver preso em um relacionamento que apresenta tais ciclos de abuso, poderá achar extremamente difícil sair. Talvez veja a verdadeira face do seu parceiro depois que o estágio do bombardeio amoroso termina, mas justamente quando faz as malas para ir embora, ele começa a se desculpar, a elogiá-lo e a falar sobre o quão perfeito você é para ele novamente. Em suma, ele está recomeçando o ciclo.
Se decidir perdoá-lo e ficar, poderá ser pego no ciclo love bombing. Todos os relacionamentos têm seus altos e baixos, e muitos casais saudáveis chegam a discutir várias vezes ao dia. No entanto, a manipulação emocional é significativamente diferente. Relacionamentos saudáveis são construídos com base na confiança, respeito e amor. Love bombing – e o ciclo que geralmente o segue – não é amor.
Pode ser doloroso notar sinais de comportamento manipulador ou abusivo em seu parceiro. Você tem três opções nesta situação:
-Fique no relacionamento: ficar com alguém que depende mais da manipulação do que da comunicação honesta é uma opção difícil. Se você decidir não fazer nada, o ciclo de bombardeio amoroso, desvalorização e tentativa de reconquistá-lo se você ameaçar ir embora provavelmente continuará.
-Deixe o relacionamento: só você pode decidir se é do seu interesse deixar um relacionamento. Converse com um amigo próximo, um membro da família de confiança ou um psicólogo ou psiquiatra que tenha experiência em trabalhar com love bombing em relacionamentos. Os especialistas não recomendam frequentar aconselhamento de relacionamento com seu parceiro se ele for emocionalmente abusivo.
-Dê um limite ao seu parceiro: é possível que seu parceiro use táticas de comunicação tóxicas porque foi criado em um ambiente onde o bombardeio amoroso ou a falta de limites saudáveis eram comuns. Porém, não deixe seu parceiro usar uma infância difícil como desculpa para se envolver em comportamento tóxico. Exija que pare com esse comportamento e incentive-o a buscar ajuda, se necessário.
Comunique claramente como você se sente e use frases que começam com “eu” para minimizar a probabilidade de a conversa se transformar em uma discussão. Deixe seu parceiro saber que você simplesmente não tolerará o ciclo de bombardeio amoroso e esteja preparado para sair da conversa, da sala ou do relacionamento se ele violar um limite que você estabeleceu.
O bombardeio amoroso é um sinal de um problema subjacente mais sério em uma relação amorosa. O tratamento que seu parceiro dispensa a você segue esse padrão? Nesse caso, você deve considerar se esse relacionamento está tornando sua vida melhor. Talvez seja hora de avançar para outro mais saudável e gratificante, onde ambos os parceiros sejam capazes de se comunicar sem recorrer à manipulação.
Fonte: WebMD
Aprenda a estabelecer limites em seus relacionamentos
Abuso emocional: você sabe reconhecer os sinais?
5 sinais de que você está sendo vítima de gaslighting
10 sinais de que você (ou alguém que conhece) pode ser um narcisista