Resultado mostrou a importância da luz natural dentro de casa
Redação Publicado em 05/10/2021, às 17h00
Quando você acorda, tem o costume de ficar enrolando na cama ou já abre logo a janela e deixa a luz do dia entrar? De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa de Luz e Saúde da Escola de Medicina Icahn do Monte Sinai, a luz natural do sol pode ajudar no sono e na saúde mental.
Para chegar à conclusão, os pesquisadores observaram participantes em suas casas, vivendo suas vidas cotidianas, e ajustaram a exposição à luz do dia para determinar seus efeitos no ritmo circadiano, sono e humor.
O ritmo circadiano refere-se às mudanças físicas, mentais e comportamentais que o corpo experimenta ao longo de um período de aproximadamente 24 horas. Esses ritmos são regulados por nosso relógio biológico e respondem amplamente aos padrões claro-escuro, além de terem um grande impacto na saúde - talvez, de forma mais notável, nos padrões de sono.
Um aspecto interessante do estudo é o design dos habitats dos participantes. Embora a maioria dos edifícios seja projetada para permitir a entrada da luz do dia, geralmente usamos persianas e cortinas para minimizar o calor e o brilho que acompanham essa luz.
Neste estudo, foi usado vidro eletrocrômico, uma tecnologia que aplica uma corrente elétrica de baixa voltagem entre as camadas de vidro da janela, matizando efetivamente a janela. Este tipo de vidro responde automaticamente à presença e ao tempo da radiação solar ao mesmo tempo que permite a luz de comprimento de onda curta, o que afeta o sistema circadiano.
Graças a essa tecnologia, o ambiente de estudo foi mais facilmente controlado, pois o vidro eletrocrômico permite mais luz do dia, minimizando o brilho e o calor. Para determinar o efeito do aumento da luz do dia, os 20 participantes passaram uma semana em seus apartamentos com as janelas eletrocrômicas e uma semana com janelas padrão, com persianas.
Os resultados, publicados no Jornal Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública, revelaram que os participantes tiveram um alinhamento circadiano mais forte, sono mais precoce e regular e melhor vitalidade e saúde mental quando expostos a mais luz do dia.
Em entrevista à Very Well Mind, a autora do estudo, Mariana Figueiro, explicou:
O fato de os humanos passarem quase 90% de seu tempo dentro de casa é fundamental para incorporar soluções de iluminação natural em edifícios que vão, além de atender aos requisitos de tarefas visuais, promover o alinhamento circadiano e a saúde de forma mais ampla”.
Embora o tamanho da amostra deste estudo em particular possa ser pequeno, a pesquisa apresenta uma visão única ao relatar as condições do mundo real enquanto se baseia na literatura anterior sobre luz, sono e ritmo circadiano.
Todas as medidas de resultado foram consistentes com o que hipotetizamos com base nos estudos de laboratório mais controlados que realizamos e com base no que sabemos sobre o impacto da luz nos ritmos circadianos”, explica Mariana.
Assista também:
Mulheres 35+: como ficam a libido, o sono e a saúde mental?
7 benefícios de parar de consumir bebidas alcoólicas
Cochilar ajuda ou atrapalha o sono?
Como as enxaquecas afetam o ciclo do sono?