Magnésio: o que é, seus benefícios e em quais alimentos encontrar

Este mineral ajuda a manter os ossos fortes, o coração saudável e a glicose sob controle

Redação Publicado em 05/07/2022, às 13h00

Alimentos ricos neste mineral ajudam a manter os ossos fortes, o coração saudável e o açúcar no sangue normal - iStock

O magnésio é um mineral de que seu corpo precisa para funcionar bem. Ele ajuda com centenas de processos corporais importantes, incluindo aqueles que controlam como seus músculos e nervos funcionam. Ajuda a manter os ossos fortes, o coração saudável e o açúcar no sangue normal. Também desempenha um papel no seu nível de energia. Você pode obter magnésio em muitos alimentos e bebidas. Mas se o seu médico achar que você precisa de mais, ele pode sugerir que você adicione suplementos.

De quanto você precisa?

Uma mulher adulta precisa de cerca de 310 miligramas de magnésio por dia e 320 miligramas após os 30 anos. As mulheres grávidas precisam de 40 miligramas extras. Homens adultos com menos de 31 anos precisam de 400 miligramas e 420 miligramas se forem mais velhos. As crianças precisam de 30 a 410 miligramas, dependendo da idade e do sexo. Converse com seu pediatra sobre a quantidade de magnésio que seu filho precisa.

Você está recebendo magnésio o suficiente?

Pesquisas estimam que entre 10% e 30% das pessoas, nos países desenvolvidos, têm uma leve deficiência de magnésio, sendo que quase metade dos americanos, por exemplo, não obtêm magnésio suficiente na dieta. Com o tempo, baixos níveis do mineral podem preparar o terreno para uma variedade de problemas de saúde, incluindo diabetes tipo 2, pressão alta e enxaquecas. Adultos mais velhos e pessoas com diabetes tipo 2 ou problemas digestivos são mais propensos a não ter, ou porque seus corpos se livram de muito magnésio ou porque não absorvem o suficiente em primeiro lugar.

Você pode ter em excesso?

Se você é saudável, seus rins eliminam o magnésio extra que você obtém dos alimentos. Ainda assim, muito dele pode causar cólicas ou náuseas. O mesmo vale se você usar laxantes ou antiácidos que contenham magnésio. Em doses muito altas, o mineral pode deixar você doente. Converse com seu médico sobre pílulas de magnésio, porque algumas condições de saúde podem piorar se você as tomar sem orientação.

Benefícios

 

Fortalece os ossos

Seu corpo usa magnésio para construir novas células ósseas. Pesquisas sugerem que também pode proteger contra a perda óssea, ossos quebrados e a osteoporose. Estudos mostram que mulheres com osteoporose tendem a ter níveis mais baixos de magnésio do que aquelas que não têm.

Combate a inflamação

A inflamação é a reação do seu sistema imunológico a um dano potencial. A curto prazo, ajuda seu corpo a combater vírus e curar feridas. Mas se você tem inflamação o tempo todo, isso pode levar a problemas de saúde, como doenças cardíacas, artrite e diabetes. O magnésio pode ajudar a evitar que isso aconteça.

Protege o coração

O magnésio ajuda o coração a bombear o sangue. Níveis certos do mineral podem diminuir suas chances de batimentos cardíacos irregulares, doenças cardíacas ou ataque cardíaco. O magnésio relaxa as paredes dos vasos sanguíneos e isso pode ajudar a manter a pressão arterial baixa. Também pode ajudar a aumentar seus níveis de colesterol HDL, ou “bom”.

Previne enxaquecas

Especialistas acreditam que o magnésio ajuda a bloquear ou diminuir os produtos químicos da dor em seu cérebro e impede que os vasos sanguíneos se contraiam. É mais provável que você tenha enxaquecas se não receber o suficiente. Um suplemento pode ajudar a manter essas dores de cabeça afastadas.

Reduz as chances de diabetes

O magnésio ajuda um hormônio chamado insulina a funcionar corretamente. A insulina ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Em um estudo, as pessoas que ingeriram mais magnésio em sua dieta eram menos propensas a contrair diabetes do que aquelas que ingeriram menos.

Fontes

Nozes e sementes

Nozes e sementes oferecem gordura saudável, além de fibras e antioxidantes   -   iStock

Coma um punhado de 28 gramas de amêndoas ou castanhas-de-caju e você obterá cerca de 80 miligramas de magnésio. Outras boas opções incluem sementes de abóbora, nozes, sementes de girassol, amendoim e linho. Polvilhe-os em uma salada ou jogue-os em uma mistura de cereais. Você também obterá gorduras saudáveis para o coração, fibras e antioxidantes.

Grãos integrais

Quando se trata de nutrição, os grãos integrais superam o pão branco e outros alimentos altamente processados. Eles não só têm muita fibra, mas também são ricos em magnésio. Duas fatias de pão integral contêm 45 miligramas do mineral, meia xícara de arroz integral tem cerca de 40 miligramas e meia xícara de aveia cozida fornece 30 miligramas.

Abacate

De qualquer maneira que você cortar, fatiar ou amassar, esta é uma ótima fonte de magnésio. Uma xícara desta fruta em cubos contém 44 miligramas. Também serve gorduras saudáveis para o coração, fibras e folato. Tente adicionar abacate ao seu sanduíche, salada ou taco.

Vegetais verde-escuros folhosos

Aqui está mais uma razão para comer vegetais. Você obterá cerca de 150 miligramas de uma xícara de espinafre cozido ou acelga. Além desses dois destaques, outras boas fontes de magnésio são as folhas verde-escuras, como couve. Bônus: eles também são repletos de cálcio, potássio, ferro e vitaminas A, C e K. Os vegetais não precisam ser todos folhosos. O quiabo, por exemplo, é rico em magnésio.

Produtos de soja

A soja é um alimento básico entre os vegetarianos por sua proteína à base de plantas. Mas também não deixa a desejar no departamento de magnésio. Uma xícara de leite de soja atinge 60 miligramas, enquanto meia xícara de tofu contém cerca de 50 miligramas. Confira também o tempeh, feito com soja fermentada, edamame e iogurte de soja.

Feijão

Meia xícara de feijão preto tem 60 miligramas e feijão vermelho tem 35 miligramas. Outras leguminosas ricas em magnésio incluem grão-de-bico, feijão branco e lentilhas. De ensopados a saladas, você pode adicionar feijão a praticamente qualquer prato. Você receberá uma dose extra de fibra, proteína, ferro e zinco.

Interações com medicamentos

Converse com seu médico antes de tomar um suplemento de magnésio. E certifique-se de que ele saiba tudo o que você toma. Alguns medicamentos podem dificultar a absorção de magnésio pelo corpo. E os suplementos de magnésio podem fazer com que alguns antibióticos e remédios para osteoporose não funcionem tão bem quanto deveriam.

Via: WebMD

Veja também:

saúde nutrição alimentação

Leia também

6 hábitos e alimentos que enfraquecem o sistema imunológico


Confira 5 alimentos bons para pressão alta


Quantas frutas e legumes precisamos comer todos os dias?


Quer ajudar seu sistema imunológico? Conheça estes 5 nutrientes