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Maioria dos jovens quis pedir ajuda na quarentena, mostra enquete da Unicef no Brasil

Imagem Maioria dos jovens quis pedir ajuda na quarentena, mostra enquete da Unicef no Brasil

Jairo Bouer Publicado em 29/09/2020, às 20h49 - Atualizado às 20h58

Uma pesquisa com 4.000 adolescentes mostra que 75% sentiram necessidade de pedir ajuda em relação ao bem-estar físico e mental durante a quarentena. Entretanto, 41% não recorreram a ninguém. As informações são de uma enquete feita com jovens brasileiros pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para marcar o suicídio.

A maior parte dos entrevistados tinha entre 15 e 19 anos de idade, e foi abordada nas redes sociais pela plataforma U-Report entre os dias 18 e 23 de setembro.

Os resultados também revelam que 36% dos que pediram ajuda buscaram principalmente amigas(os) e/ou namorada(o). Outros chegaram a recorrer à família, a psicólogos ou psiquiatras, e a professores.

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Faltam canais de ajuda

“A enquete reforça a demanda dos adolescentes por um canal de ajuda de saúde mental, onde se sintam à vontade para dizer o que sentem e recebam apoio”, aponta Gabriela Mora, oficial do Programa de Cidadania dos Adolescentes do Unicef no Brasil.

Entre os impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental de adolescentes, destacam-se, ainda:

46% dos respondentes estão mais pessimistas do que antes da pandemia

80% dizem ter sentimentos negativos nos últimos dias (como depressão, ansiedade, nervosismo, preocupação ou tédio)

– apenas 14% afirmaram estar bem-humoradas(os).

– o sono foi afetado de diferentes formas: 35% dormiram menos e 34% dormiram mais

Como foi feita a enquete

As enquetes do U-Report são realizadas via internet, utilizando WhatsApp, SMS e Messenger do Facebook, em parceria com a Viração Educomunicação. Não se trata de pesquisas com o rigor metodológico, e sim de consultas rápidas.

Os participantes da enquete receberam informações sobre canais de ajuda para acolhimento psicológico, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que promove apoio emocional por meio de telefone, e-mail ou chat; o Mapa da Saúde Mental, que reúne serviços públicos e gratuitos de saúde mental disponíveis na região durante a pandemia; e o Espaço de Escuta e Apoio Online, para receber atendimento por psicólogos online.

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