Redação Publicado em 25/04/2022, às 10h00
Os carboidratos são macronutrientes essenciais para a nutrição, não apenas de praticantes de atividades físicas, mas para todas as pessoas. Eles são a principal fonte de energia para o corpo e a sua falta pode causar irritabilidade, fraqueza e depressão.
Para praticantes de atividades físicas, eles são ainda mais importantes, pois atletas precisam mais desse combustível para conseguirem render durante a prática. Eles fornecem energia e retardam a fadiga durante a prática.
Com o passar dos anos, os carboidratos ganharam má reputação. As pessoas costumam associá-los ao ganho de peso, diabetes tipo 2 e a uma variedade de outras condições de saúde.
É verdade que os alimentos processados com alto teor de açúcar e grãos refinados geralmente carecem de vitaminas e minerais importantes. No entanto, há muitos carboidratos ricos em fibras e em nutrientes que podem, na verdade, ser muito bons para você.
Embora as dietas "low-carb" possam ser benéficas para algumas pessoas, não há razão para evitar totalmente os alimentos com alto teor do nutriente.
A seguir, conheça quatro boas fontes de carboidratos para quem treina e inclua-as em sua rotina alimentar. Com eles, você terá ainda mais energia!
Rica em fibras, ela ajuda a reduzir o colesterol e contribui para o ganho de massa muscular, além de ajudar atletas a restaurarem os seus níveis de glicogênio.
Queridinha dos atletas, ela tem baixo índice glicêmico, ou seja, é lentamente absorvida pelo organismo. Pode ser usada antes e depois dos exercícios.
Feijão, grão-de-bico, lentilha: são carboidratos de baixo índice glicêmico e dão muita saciedade. Mas evite antes dos treinos, pois podem causar desconforto.
Ricas em vitaminas, dão energia antes do treino e repõem o açúcar no sangue depois do exercício. Sucos são boas opções, mas sem coar para não perder as fibras, ok?