Menopausa: maior massa muscular pode aumentar as "ondas de calor"

Novo estudo sugere que o sentimento exagerado de calor é menos comum em mulheres com sarcopenia

Redação Publicado em 10/11/2021, às 15h30

A menopausa é o nome dado à última menstruação e marca o fim da fase reprodutiva da vida da mulher - iStock

A perda de massa muscular é um processo natural do envelhecimento. Mulheres idosas com sarcopenia – nome dado à perda de massa e função muscular relacionada à idade – têm maior risco de redução da mobilidade, diminuição da qualidade de vida, doenças cardíacas e lesões relacionadas a quedas. 

Entretanto, de acordo com um novo estudo, essas mesmas mulheres são menos propensas a sentirem ondas de calor – um dos principais sintomas da menopausa. Os resultados foram publicados na Menopause, o jornal da The North American Menopause Society (NAMS).

Relação menopausa e sarcopenia

A perda de massa muscular pode ser uma das mudanças mais significativas durante o processo de envelhecimento. Mulheres na pós-menopausa correm um risco particularmente maior de sarcopenia como resultado do envelhecer e das alterações dos hormônios sexuais após a menopausa. 

Além disso, outros fatores de risco relacionados à sarcopenia – e que geralmente se desenvolvem com o avançar da idade – incluem estilo de vida sedentário, ingestão reduzida de proteínas, alterações nos níveis de hormônio do crescimento e aumento da inflamação.

Mas, ao contrário da relação já conhecida entre sarcopenia e menopausa, a associação entre a primeira e vários sintomas da segunda é desconhecida.

Saiba, aqui, a razão pela qual perdemos massa muscular com o avanço da idade

Confira:

As chamadas “ondas de calor”, por exemplo,  são um dos sinais mais comuns e incômodos da menopausa, associadas a vários tipos de distúrbios crônicos, como obesidade, resistência à insulina, síndrome metabólica, osteoporose e doenças cardiovasculares.

Para esse estudo, participaram quase 300 mulheres coreanas com idades entre 40 e 65 anos. Os pesquisadores investigaram especificamente a associação entre os sintomas da menopausa – incluindo as ondas de calor – e os índices de composição corporal medidos por tomografia computadorizada abdominal e a prevalência de sarcopenia. 

Menos ondas de calor

Com base nos resultados, os autores concluíram que as ondas de calor são menos comuns em mulheres com sarcopenia quando comparadas àquelas sem a condição, e estão positivamente associadas à massa muscular paravertebral (músculos responsáveis pela mobilidade e estabilidade da coluna vertebral). 

Segundo os pesquisadores, as descobertas evidenciam a necessidade de estudos longitudinais adicionais para definir melhor as associações dos sintomas da menopausa, como ondas de calor, com a composição corporal e, especificamente, com a obesidade e a sarcopenia. 

Para eles, tudo isso é particularmente importante devido ao crescente processo de envelhecimento da população e às ligações entre a sarcopenia em mulheres idosas e a diminuição da mobilidade, aumento do risco de quedas e redução da expectativa e qualidade de vida.

Veja também:

menopausa massa muscular sarcopenia ondas de calor

Leia também

De olho na testosterona? Conheça 8 alimentos que podem dar uma força


Mulheres 35+: como gerenciar alterações menstruais e a contracepção


O metabolismo desacelera na meia-idade? Pesquisadores dizem que não


Como fica a vida sexual da mulher depois da menopausa?