Mirtilos, também conhecidos como blueberries, são uma espécie nativa americana. Acredita-se que sejam uma das primeiras plantas frutíferas comestíveis a serem descobertas pelos primeiros povos após a última era glacial. Podem ser encontrados em muitos ambientes diferentes, desde o México, ao norte até as planícies do Ártico. Algumas variedades foram descobertas até em partes da América do Sul.
Os nativos norte-americanos usaram frutas e plantas para fins alimentares e medicinais durante séculos. Eles apreciavam os mirtilos e muito folclore se desenvolveu em torno deles. A ponta da flor de cada baga, o cálice, tem o formato de uma estrela perfeita de cinco pontas; os mais velhos da tribo contaram como o Grande Espírito enviou “frutas estelares” para aliviar a fome das crianças durante a fome.
Pequena, mas poderosa, a fruta possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que proporcionam um combo perfeito para a saúde e também para a pele. Rico em vitaminas A, B, C e K, em sais minerais (como o cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio e zinco), além de ser uma fonte natural de flavonoides, resveratrol e antocianidinas, que são substâncias que combatem os radicais livres, anti-inflamatórias e anticancerígenas, o mirtilo previne diversas doenças e ainda combate o envelhecimento precoce.
O consumo do mirtilo ainda pode contribuir com:
-Fortalecimento do sistema imunológico;
-Diminuição do acúmulo de gordura no fígado;
-Melhora do trato gastrointestinal;
-Auxílio no tratamento de doenças como artrite e artrose;
-Contribui com a recuperação muscular após exercícios físicos;
-Melhora do humor e sensação de bem-estar.
E não bastasse a fruta promover tantas melhorias para a saúde do corpo, ela também é conhecida por seus benefícios para a pele e para o cabelo. Entre os principais, podemos destacar os seguintes:
-Combate ao envelhecimento precoce – por ser rico em antioxidantes e em propriedades anti-inflamatórias, o mirtilo contribui com a formação de colágeno e previne contra os radicais livres, principais causadores de rugas e sinais de envelhecimento.
-Prevenção e tratamento da acne – por possuir alta concentração de salicilatos (propriedade muito utilizada em produtos tópicos para tratamento de acne), o mirtilo beneficia na redução da pele morta, na limpeza de poros entupidos e ainda é um forte combatente da proliferação de bactérias. Além disso, o mirtilo é rico em fibra, propriedade que ajuda a ‘expulsar’ leveduras e fungos do corpo na forma de excreções e, quando isso não acontece, essas excreções saem através da pele, o que pode resultar em erupção cutânea e acne.
-Melhora do colágeno – por ser rico em vitamina A e C, o consumo do mirtilo estimula a criação de colágeno e elastina, proporcionando uma pele mais firme e rejuvenescida.
O mirtilo ajuda a estimular o crescimento dos fios capilares e, por ser rico em vitamina B, o mirtilo também pode prevenir e atrasar o surgimento de cabelos brancos que, apesar de ainda não se ter informações sobre o motivo do grisalho precoce em algumas pessoas, é sabido que a deficiência de vitamina B12 pode causar esse tipo de condição.
Mesmo sendo uma fruta tão completa para a saúde, seu consumo não precisa ser exagerado para garantir todos os benefícios citados acima. O consumo do mirtilo pode ser feito com a fruta pura, ou mesmo em sucos, vitaminas e em diversas receitas. No Brasil, por não ser o país de origem do mirtilo, encontramos essa fruta com mais facilidade em formato de suplementos.
Ainda é importante ressaltar que o consumo da fruta natural não deve ultrapassar de 60 gramas a 120 gramas. Estudos apontam que o consumo diário de 50 gramas já é suficiente para o nosso corpo absorver todas as propriedades benéficas do mirtilo. De qualquer forma, ter o acompanhamento de um nutricionista é sempre indicado para obter os melhores resultados de acordo com as necessidades do organismo de cada um.
Fontes: Berkeley Horticultural Nursey / Maurizio Pupo: farmacêutico ítalo-brasileiro, pesquisador e professor especialista em cosmetologia. É autor de vários livros na área cosmética e CEO e responsável pelo desenvolvimento dos produtos marca de dermocosméticos Ada Tina.
Cármen Guaresemin
Filha da PUC de SP. Há anos faz matérias sobre saúde, beleza, bem-estar e alimentação. Adora música, cinema e a natureza. Tem o blog Se Meu Pet Falasse, no qual escreve sobre animais, outra grande paixão. @Carmen_Gua