Redação Publicado em 30/09/2022, às 16h00
De forma geral, a atividade sexual é boa para a saúde mental e tem potencial de melhorar o bem-estar físico e psicológico. Estudos também já mostraram outros pontos positivos, como menor risco de doenças cardiovasculares, imunidade fortalecida e pressão arterial controlada. Por isso, ficar sem sexo pode trazer algumas desvantagens. Veja só:
Talvez sexo seja a última coisa em sua mente quando você está sob estresse. Mas ele pode ajudar a diminuir a ansiedade. Ele pode reduzir a quantidade de hormônios que o corpo libera em resposta ao estresse, seja pelo prazer que gera ou pelo bem-estar proporcionado pela conexão com o outro.
Em média, você pode perder 3,6 calorias por minuto em uma relação de intensidade moderada, segundo um estudo publicado no periódico PLOS One. Ainda que seja pouco, é quase o equivalente a uma caminhada rápida. Para quem costuma ter relações sexuais diariamente, a mudança pode pesar no metabolismo e na disposição. E, como sexo de qualidade faz bem à saúde mental e à autoestima, é provável que a vontade de fazer exercício diminua também.
Durante o sexo e o orgasmo, o organismo libera substâncias que promovem bem-estar e que favorecem o apego (como é o caso da oxitocina, conhecida como "hormônio do amor"). Segundo estudos, os efeitos dessa substância durariam cerca de dois dias, portanto, ter uma vida sexual ativa favorece o vínculo do casal.
Os hormônios estimulados pelo sexo, como a oxitocina e a prolactina, também promovem um sono reparador. E se você é do tipo que gosta de dormir de conchinha depois de uma relação satisfatória, a falta do aconchego também pode pesar. Vale lembrar que o inverso também é verdadeiro: boas noites de sono também favorecem um sexo melhor.
Passar muito tempo sem sexo pode fazer com que você acabe perdendo o interesse. Em geral, quanto mais os casais investem nas relações e têm boas experiências juntos, maiores as chances de quererem repetir os bons momentos. É por isso que muita gente diz que quanto mais sexo você faz, mais deseja fazer.
Confira:
Antes de responder a essa questão, é importante pensar na qualidade do sexo. Não é porque uma pessoa tem relações todos os dias que está, necessariamente, aproveitando e tendo prazer. Embora as pesquisas mostrem que a atividade sexual tem um impacto positivo, tanto na saúde emocional quanto na física, isso só vale para quem realmente aproveita o momento. Se a pessoa até faz sexo com regularidade, mas não sente prazer, pode ter o efeito reverso.
Não. No momento em que a pessoa encontrar uma parceria, aos poucos ela retoma o ritmo e certamente saberá muito bem o que fazer. Além disso, depois de um longo período sem fazer sexo, a pessoa pode até ter pensado, imaginado ou criado novas modalidades e possibilidades para ter uma vida sexual mais variada e feliz.
Veja também: