Natação pode ajudar quem tem depressão e ansiedade

Nadar promove a liberação de substâncias químicas do “sentir-se bem” chamadas endorfina e dopamina

Redação Publicado em 07/07/2022, às 10h00

Dar um mergulho na piscina também pode reduzir os níveis do "hormônio do estresse", o cortisol - iStock

Se você vive com depressão ou ansiedade já deve ter ouvido falar que o exercício físico ajuda a controlar os sintomas. É também o caso da natação. Sim, tanto a ansiedade quanto a depressão se beneficiam do apoio profissional, que ajuda a controlar os sintomas e encontrar alívio. O autocuidado na forma de nutrição e exercícios também pode ajudar.

Nadar para amenizar sintomas de ansiedade e depressão é uma estratégia apoiada pela ciência para ajudar a lidar com os sintomas. Mas você pode se interessar em saber algumas coisas antes de começar, certo?

O que a natação faz ao seu corpo

A natação pode ajudar a melhorar a saúde geral e mental. Tal como acontece com a maioria das outras formas de exercício, nadar promove a liberação de substâncias químicas de “sentir-se bem” chamadas endorfina e dopamina. Essas substâncias naturais têm um efeito direto no humor, ajudando você a se acalmar e a se sentir alegre. O exercício também pode melhorar a produção de serotonina, o que também melhora o humor.

A natação também pode ajudar o corpo no combate aos radicais livres e ao estresse oxidativo. Os radicais livres são compostos instáveis que podem danificar suas células, incluindo as cerebrais. Pessoas com depressão geralmente têm níveis mais altos de estresse oxidativo. Dar um mergulho na piscina também pode reduzir os níveis do hormônio do estresse cortisol. Níveis elevados de cortisol ocorrem quando você está se sentindo ansioso ou estressado. Quando está calmo e relaxado, os níveis são baixos.

Benefícios da natação para a depressão

Estudos mostram que a natação pode ser uma ferramenta poderosa para controlar os sintomas da depressão. Em um estudo de 2020, um programa de natação de 10 semanas ajudou os participantes a reduzir fadiga, raiva e sintomas de depressão. Também melhorou o humor e a sensação de bem-estar.

Uma extensa revisão de vários estudos também descobriu que a natação reduz significativamente os sintomas de depressão e melhora o humor. Em dois dos estudos, os participantes relataram quase 80% de melhora nos sintomas. Alguns relatos de casos também descrevem que a natação em águas abertas pode ajudar algumas pessoas com transtorno depressivo maior a reduzirem a necessidade de medicação antidepressiva após seguirem um programa consistente.

Adultos mais velhos, que podem ter dificuldade para nadar, ainda podem ver melhora nos sintomas de depressão ao se envolverem em exercícios regulares na água, como hidroginástica.

Benefícios da natação para ansiedade

As evidências indicam que a atividade física regular, em geral, melhora o humor, ajuda a lidar com o estresse e reduz os sinais de ansiedade. A natação não é exceção. Pesquisas mostram que nadar consistentemente ajuda a reduzir os sinais de ansiedade, auxiliando você a gerenciar a resposta ao estresse. A liberação de endorfinas, serotonina e dopamina também ajuda você a se sentir mais à vontade.

A natação também pode ajudar você a se sentir mais amparado porque, além dos benefícios da atividade física, pode envolver seus sentidos, o que pode ajudá-lo a controlar a ansiedade.

Como praticar natação para ansiedade e depressão

Se você está tentando controlar os sintomas de ansiedade e depressão, uma rotina regular de natação pode ajudar. É altamente recomendável que consulte um profissional de saúde antes de se envolver em qualquer rotina de exercícios, principalmente se não estiver acostumado a ter uma. Eles podem ajudá-lo a criar um plano individualizado que responda às suas necessidades.

Inicialmente, considere praticar natação por duas horas e meia por semana. Pesquisas sugerem que cada sessão deve durar entre 30 e 60 minutos, dependendo do seu nível de condicionamento físico e necessidades.

Se possível, tente nadar em um ritmo de intensidade moderada a alta. Você pode nadar até sua capacidade máxima por 30 segundos e depois nadar em ritmo lento por um minuto. Se não for possível, a natação de baixa intensidade também pode oferecer benefícios à saúde mental. Você pode apenas querer adicionar mais alguns minutos por semana. Nadar em água fria também pode oferecer benefícios adicionais para o seu humor.

Tratamento para depressão e ansiedade

Viver com sintomas de ansiedade ou depressão pode afetar todos os níveis da sua vida. Tanto os transtornos ansiosos quanto os depressivos, muitas vezes, precisam de apoio profissional para evitar a intensificação dos sintomas. Embora o autocuidado seja fundamental para controlar seu humor, é altamente recomendável procurar a ajuda de um profissional de saúde mental. Os tratamentos tradicionais podem incluir psicoterapia e, em alguns casos, medicação.

Via: PsychCentral

Veja também:

saúde mental depressão ansiedade Atividades físicas natação

Leia também

Dermatite atópica pode estar associada à depressão e ansiedade


Cérebro e exercícios físicos: conheça 8 benefícios


Confira 5 benefícios da natação para o corpo


Conheça alguns alimentos que ajudam a combater depressão e ansiedade