Redação Publicado em 25/03/2022, às 10h00
Quando o assunto é a alimentação de um bebê, muito se fala sobre a importância do leite materno, mas, e a comida, quando deve ser introduzida? Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a partir dos seis meses de idade já é permitido oferecer alguns alimentos aos pequenos, como papinhas de frutas. No entanto, é importante ressaltar que até os dois anos, a criança ainda deve tomar o leite materno, caso haja possibilidade.
Além disso, nessa fase também é importante oferecer ao bebê água filtrada nos intervalos entre as refeições.
Já a partir dos 8 meses, o bebê pode se alimentar do que a família come, desde que não sejam utilizados temperos industrializados, excesso de sal, pimenta e alimentos gordurosos como bacon, banha, lingüiça, entre outros.
É normal que a criança rejeite as primeiras tentativas de alimentação sólida, afinal, tudo é novo! O gosto, o cheiro, a textura dos alimentos e até a colher que é levada à boca. Então, a dica é ter paciência e continuar tentando.
Confira:
Outra dica é não forçar a criança a comer, pois isso pode aumentar o estresse da situação e ela pode associar a alimentação com algo ruim. Se, no momento da refeição, a criança decidir brincar um pouco, tudo bem! O importante é, novamente, ter paciência nessa nova fase da vida dela.
A SBP não recomenda alimentos ricos em açúcar, industrializados ou muito gordurosos, como frituras, salgadinhos, embutidos e até refrigerantes. O recomendado é focar em alimentos naturais, sem conservantes e corantes, por exemplo.
Assista também: