Doutor Jairo
Leia » Alimentação

Quais são os benefícios das cinco ervas mais comuns e como usá-las

Muitas ervas são  fontes ricas e densas de micronutrientes e antioxidantes, como cebolinha e alecrim - iStock
Muitas ervas são fontes ricas e densas de micronutrientes e antioxidantes, como cebolinha e alecrim - iStock

Redação Publicado em 08/08/2022, às 12h00

Não deixe que aquele pacote de salsa ou cebolinha se desfaça na sua geladeira. Faça bom uso dessas ervas comuns tanto na comida quanto na bebida. As ervas dão aos alimentos um sabor mais complexo e também proporcionam grandes benefícios à saúde. A maioria é uma fonte rica e densa de micronutrientes e antioxidantes.

Ervas frescas não são apenas para guarnições: use-as como finalizadores frescos espalhados por seus pratos; jogue-as em molhos, ensopados e pestos; ou traga um pouco de terra para sobremesas frutadas e achocolatadas. Melhor ainda, use-as em receitas criativas.

Porém, antes de jogar um punhado em qualquer prato que você esteja preparando, estude este guia das ervas mais comuns para garantir que você traga os melhores – e mais frescos – sabores para sua alimentação.

1-Hortelã

Doce e refrescante, esta erva comum vem em mais de 600 variedades e tem um efeito energizante. Pesquisas mostram que também ajuda na digestão, então adicione-a aos seus pratos quando seu intestino precisar de um estímulo.
Como usar: polvilhe as folhas sobre frutas vermelhas, melões ou ameixas com um fio de mel. Adicione um pouco de hortelã fresca ao chá gelado de hibisco. Suco de abacaxi com hortelã já é um saboroso clássico. Ou desfrute de uma xícara de chá de menta quente após uma refeição – basta colocar um punhado de raminhos de hortelã em um pouco de água fervente.

2-Salsinha

O sabor herbáceo e a cor verde profunda desta erva comum dão vitalidade aos pratos e, dependendo da variedade que você use, podem aliviar refeições pesadas; a salsa de folha chata tem notas mais brilhantes do que o tipo de folha encaracolada. Além disso, a salsa é rica em antioxidantes, vitamina K e betacaroteno.
Como usar: a salsa é, na verdade, um membro da família das cenouras. Volte às suas raízes fazendo um molho de salsa fresca (basta combiná-la com azeite e alho) e cubra com cenouras grelhadas ou assadas.

3-Cebolinha

As cebolinhas têm notas delicadas de cebola e alho, por isso são uma ótima alternativa se você não gostar de temperos muito picantes. Outra vantagem: foi descoberto que esta erva comum tem propriedades anti-inflamatórias.
Como usar: misture a cebolinha picada em um creme de alguma oleaginosa para fazer uma pasta à base de plantas. Adicione às saladas ou coloque-a em vinagre e use em um vinagrete.

4-Sálvia

O sabor terroso desta erva comum é pontuado com notas de hortelã, limão e pimenta, e ainda traz alguns benefícios para a saúde: contém compostos ativos que estudos mostraram que podem ajudar a melhorar a memória, a concentração e o humor.
Como usar: refogue rapidamente as folhas de sálvia em uma frigideira com azeite até ficarem crocantes e decore pratos salgados ou doces com elas. Adicione a sálvia picada ao molho de tomate. Misture a erva com amoras, suco de limão e mel e use como base para um coquetel.

5-Alecrim

Tem um sabor e aroma inebriantes e amadeirados, e demonstrou ajudar a aumentar a clareza mental, a concentração e também melhorar a memória.
Como usar: polvilhe sobre os legumes antes de grelhar ou assar. Pique-o finamente e adicione a uma marinada. Decore os pratos com flores de alecrim, que florescem praticamente o ano todo no Brasil, sendo que entre setembro e dezembro é a melhor época.

Fonte: Shape

Veja também: