Doutor Jairo
Leia » Sono

Qual é a melhor posição para dormir?

A melhor posição de sono é aquela que promove um alinhamento espinhal saudável dos quadris até a cabeça - iStock
A melhor posição de sono é aquela que promove um alinhamento espinhal saudável dos quadris até a cabeça - iStock

Redação Publicado em 17/04/2022, às 16h00

Nós gastamos cerca de um terço das nossas vidas dormindo e é durante o sono que o corpo trabalha na renovação das energias para acordarmos com mais disposição, atenção e concentração. Entretanto, a posição em que dormimos pode ter um papel fundamental na sua qualidade e, por isso, é importante escolher uma que ajude o corpo com a recuperação física. 

Você sofre de insônia?

  • Sim
  • Não

Qual é a melhor posição?

A melhor posição de sono é aquela que promove um alinhamento espinhal saudável dos quadris até a cabeça. Dito isto, existem algumas posições que são consideradas mais saudáveis ​​do que outras. Especificamente, dormir de lado ou de costas (barriga para cima) é considerado mais benéfico do que dormir de bruços.

A razão que explica esse fato é que, em qualquer uma dessas posições, é mais fácil manter a coluna apoiada e equilibrada, o que alivia a pressão sobre os tecidos espinhais e permite que os músculos relaxem e se recuperem.    

Porém, se uma pessoa se sente confortável em dormir de barriga para baixo, ela não precisa sentir-se forçada a mudar. É possível minimizar o risco de dor, melhorar o alinhamento da coluna e, consequentemente, a qualidade do sono através da escolha de um colchão e travesseiro adequados. 

Diferentes posições para dormir têm diferentes benefícios, que podem ser úteis se o indivíduo está lidando com alguma condição de saúde, como dor nas costas, gravidez, apneia do sono, entre outras. Em casos como esse, mudar de posição pode permitir um sono mais tranquilo.  

Mas vale lembrar que ajustar-se a uma nova posição nem sempre é fácil e pode levar um certo tempo, mesmo sendo algo totalmente possível. Seja paciente e treine de forma gradual essa mudança. 

Confira:

Benefícios e desvantagens das posições 

Um artigo da Healthline comentou quais são os benefícios e desvantagens das posições mais tradicionais para dormir. Veja só:

1. Posição fetal 

A posição fetal envolve dormir de lado com as pernas encolhidas em direção ao peito. Essa é uma posição bastante popular por ser benéfica para quem sofre com dores nas costas ou está grávida, bem como pode ajudar na redução do ronco.

Ainda assim, dormir na posição fetal tem algumas desvantagens. É importante certificar-se que a postura está relativamente frouxa, caso contrário ela pode limitar a respiração profunda enquanto a pessoa dorme. Além disso, para quem tem algum problema com dores nas articulações ou rigidez, dormir em uma posição fetal apertada pode causar dor.

2. Dormir de lado 

Dormir de lado é uma posição semelhante ao sono em posição fetal, mas nesse caso as pernas não são puxadas em direção ao corpo. Essa é uma postura muito tradicional porque, quando crianças, dividimos nossas noites dormindo em todas as posições igualmente, mas, na idade adulta, uma clara preferência pelo sono lateral emerge porque a flexibilidade da nossa coluna diminui, tornando o dormir lateral mais confortável. 

A posição de lado traz benefícios como a redução do ronco, auxílio para a digestão e, até mesmo, diminuição da azia. Por promover um alinhamento espinhal saudável, é a posição do sono menos provável de resultar em dor nas costas. Apesar desses pontos positivos, dormir de lado pode provocar rigidez nos ombros e na mandíbula. 

3. Dormir de bruços 

Se tivéssemos que classificar as posições do sono de melhor para pior, dormir de barriga para baixo estaria no final da lista. Embora seja uma boa posição para ronco ou apneia do sono, os benefícios não se estendem muito mais do que isso.

A posição de bruços pode causar dor no pescoço e nas costas, além de adicionar muita tensão desnecessária aos músculos e articulações, levando a pessoa a acordar mais dolorida e cansada no dia seguinte.  

4. Barriga para cima

Dormir de barriga para cima é uma das posições com mais benefícios para a saúde: protege a coluna vertebral e ajuda a aliviar a dor no quadril e no joelho, por exemplo. Essa postura também usa a gravidade para manter o corpo em um alinhamento uniforme sobre a coluna. Isso pode ajudar a reduzir qualquer pressão desnecessária nas costas ou nas articulações.

Por outro lado, dormir de barriga para cima pode ser difícil para quem experimenta ronco ou apneia do sono, bem como para aqueles que sofrem com dor nas costas. 

Veja também: