Redação Publicado em 12/02/2025, às 10h00
Quiet beauty, ou beleza silenciosa, é uma tendência que foca em produtos e experiências de qualidade, mas sem excessos, dando ênfase à beleza natural e ao cuidado personalizado. Isso inclui usar produtos de qualidade na pele e fazer tratamentos seguros e eficazes, pensados especialmente para aquela pessoa e, assim, evitar procedimentos invasivos, priorizando uma rotina de cuidados simplificada e uma aparência mais natural.
Acredita-se que a quiet beauty foi inspirada no movimento de moda quiet luxury, que valoriza a qualidade e simplicidade ao invés da ostentação. Esta tendência teve como melhor exemplo, a série Succession, que foi ao ar entre os anos de 2018 e 2023 pelo canal a cabo HBO (Max) e que mostrava a vida de bilionários norte-americanos do setor de comunicação.
Por valorizar uma beleza mais natural, a quiet beauty ganhou força entre muitos dermatologistas, por se contrapor aos procedimentos exagerados e aos resultados de aparência artificial que ganharam muito espaço nos últimos anos, como a harmonização facial. Além disso, é uma maneira de valorizar e respeitar as características únicas de cada pessoa, e um modo de evitar a pressão para se conformar com um único padrão de beleza.
Um dos pilares da quiet beauty é a qualidade da pele. Um brilho saudável e descansado, por exemplo, depende da aparência e textura da pele. Manchas de pigmentação, vermelhidão, vasos sanguíneos e outras pequenas irregularidades se somam e dão ao rosto uma aparência opaca, às vezes cansada. A textura da pele também se deteriora com a idade, os poros se alargam, a pele perde elasticidade e fica opaca.
Uma rotina de cuidados faciais regulares é o primeiro passo essencial em qualquer regime de beleza. Uma pele radiante começa com uma hidratação ideal. Atualmente, a dermatologia oferece uma variedade de tratamentos para todos os tipos de pele, com base em protocolos de cuidados pensados para cada pessoa. É possível aperfeiçoar o brilho da pele hidratando-a profundamente com tratamentos à base de ácido hialurônico, que hidrata a pele sem adicionar volume ao rosto.
Para problemas mais complexos, os tratamentos a laser podem restaurar a luminosidade do rosto. Dependendo do tipo de pele, dos problemas que ela enfrenta e do resultado desejado, há uma série de técnicas e tecnologias disponíveis. E o melhor, são tratamentos não invasivos.
“Os tratamentos a laser complementam essa abordagem ao melhorar a textura da pele, reduzir manchas e estimular a produção de colágeno, contribuindo para uma aparência mais jovem e saudável sem intervenções invasivas. Procedimentos como laser fracionado e terapias de luz intensa pulsada (IPL) são populares por seus efeitos sutis e tempo de recuperação mínimo”, afirma a médica dermatologista Thais Sakuma, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
-Resultados naturais: a melhora ocorre de forma gradual, sem mudanças abruptas na aparência.
-Prevenção e tratamento: atuam tanto na prevenção do envelhecimento quanto na correção de sinais já existentes.
Personalizacao: permitem tratamentos adaptados às necessidades individuais, respeitando as características únicas de cada pessoa.
Para aqueles interessados na “beleza silenciosa”, Thais lembra que é essencial consultar profissionais qualificados que compreendam essa filosofia e possam oferecer tratamentos alinhados a esses princípios, garantindo resultados que respeitem e aprimorem a beleza natural de cada indivíduo.
“A beleza está nos detalhes ‘silenciosos’, ou seja, é encontrada na sutileza e discrição, ao invés de exibições ‘barulhentas’ ou óbvias. Ela sugere que elegância, significado e profundidade podem ser descobertos na suavidade e no detalhe”, finaliza a dermatologista.
Fonte: Thais Sakuma é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), fez residência médica em Dermatologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) é autora do livro "Atlas de Anatomia e Preenchimento Global da Face", traduzido para inglês, espanhol e italiano. A especialista atende na cidade de Campo Grande (MS).