Doutor Jairo
Leia » Relacionamento

Relacionamento esfriou? 7 dicas para reacender a chama

Dar beijos com mais frequência, tornando isso comum novamente, pode reacender sentimentos românticos - iStock
Dar beijos com mais frequência, tornando isso comum novamente, pode reacender sentimentos românticos - iStock

Redação Publicado em 14/12/2024, às 10h00

Você pode trazer a faísca de volta ao seu relacionamento lembrando o que os uniu, ouvindo as necessidades do seu parceiro e encontrando espaço para coisas que ambos gostam. Reacender um relacionamento pode nem sempre ser possível. Se houver amor mútuo, no entanto, vocês dois podem querer se esforçar para reacender a chama e fortalecer sua conexão a longo prazo.

Um casal pode reacender um relacionamento? Sim, é possível reacender o amor, a paixão e a confiança em um relacionamento. Mas, pode depender das circunstâncias que levaram aos desafios atuais. Também pode exigir que escolha o amor todos os dias. Você provavelmente já experimentou a sensação vertiginosa quando desenvolve uma paixão ou começa a namorar alguém novo. Essa "faísca" geralmente é o resultado de um coquetel de hormônios sexuais e substâncias que fazem você se sentir bem, como dopamina e norepinefrina.

Com o passar do tempo, essa emoção pode diminuir. Pode dar espaço ao amor, se vocês dois nutrirem o vínculo. Se você nutrir seu relacionamento, seu cérebro pode aumentar a produção de hormônios que facilitam o apego, como oxitocina e vasopressina. Durante esse estágio, você pode começar a cultivar uma proximidade que dura a vida toda.

Isso não significa que você não enfrentará altos e baixos, no entanto. Você pode não ser capaz de recriar o sentimento avassalador de paixão do início do seu relacionamento. Mas é possível atingir novas profundezas de intimidade que podem aproximá-lo mais do que nunca e ter um relacionamento saudável e duradouro.

O que destrói um relacionamento?

Muitas coisas podem deteriorar um relacionamento romântico, dependendo das necessidades e expectativas. Alguns exemplos incluem:

-Negligenciar a comunicação. A má comunicação pode dificultar a empatia um pelo outro. Isso pode levar ao desprezo, que é um dos maiores preditores de divórcio.
-Não passar tempo significativo juntos. Muitos casais se veem todos os dias, mas não priorizam o tempo de qualidade. Isso pode levar a se sentirem como colegas de quarto.
-Não valorizar um ao outro. É fácil começar a tomar seu parceiro como garantido ao longo do tempo, mas a falta de gratidão pode degradar a intimidade do seu relacionamento.
-Quebrar a confiança. Sentir-se seguro um com o outro é a chave para crescer no amor. Desonestidade e infidelidade, por exemplo, podem apagar a chama, por assim dizer.

7 dicas para trazer a faísca de volta

1. Relembrar

Revisitar as raízes do seu relacionamento pode ajudar a reacender o romance. Na verdade, novas pesquisas mostram que a nostalgia está associada a um maior comprometimento no relacionamento, satisfação relatada e uma sensação de proximidade. "Quando me encontro com um casal para aconselhamento de casais, a primeira coisa que sempre faço é fazer perguntas sobre o início do relacionamento", diz à Psych Central Amanda Baquero, terapeuta familiar e de casamento licenciada em Coral Gables, Flórida. Para explorar a nostalgia, ela sugere visitar o lugar onde vocês se conheceram, seu antigo ponto de encontro favorito ou olhar fotos antigas juntos. Não se trata de reviver sua fase de lua de mel. Trata-se de lembrar o que fez você se apaixonar em primeiro lugar.

Outras dicas incluem:

  • ler conversas antigas ou mensagens que vocês trocaram durante os bons momentos;
  • fazer uma lista de todas as coisas que os uniram;
  • nomear algumas coisas que seu parceiro fez por vocês;
  • ouvir juntos "suas" músicas;
  • revisar sua lista de desejos de casal.

2-Foco na comunicação

Uma boa comunicação pode ajudar você a esclarecer mal-entendidos, deixar um ao outro saber como você se sente e o que espera, e aprofundar sua conexão. Tudo isso é essencial para reacender o amor e a confiança. Para trazer a centelha de volta a um relacionamento, você pode querer começar a trabalhar em como ser um ouvinte melhor e um orador emocional mais eficaz.

3-Trazer de volta os gestos românticos

Considere perguntar ao seu parceiro como ele gosta de ser amado ou melhor, o que o faz se sentir amado e apreciado. É tempo com ele? Talvez seja ganhar presentes de vez em quando? Talvez ele prefira que você expresse amor verbalmente. Usar a linguagem do amor pode ajudar a unir vocês novamente. Alguém cuja linguagem do amor são palavras de afirmação pode preferir receber elogios ou cartas de amor, enquanto alguém que aprecia atos de serviço pode se sentir amado quando você conclui um projeto em casa ou cozinha uma refeição para ele. As outras três linguagens do amor são receber presentes, tempo de qualidade e toque físico. Você pode se surpreender ao descobrir que a linguagem do amor do seu parceiro é diferente da sua. Ser amado da maneira que você mais aprecia pode ser uma das maneiras mais importantes de reacender um relacionamento rompido.

4-Praticar a gratidão

Muitas vezes, quando estamos em um relacionamento de longo prazo, começamos a nos dar por garantidos, ressalta Amanda. Uma ótima maneira de reacender a faísca em seu relacionamento é reservar um tempo para praticar a gratidão um com o outro. Em vez de simplesmente dizer “obrigado” com mais frequência, considere anotar as ações que seu parceiro faz e que você aprecia. Então, tente compartilhar essa gratidão verbalmente ou em uma nota sempre que puder. Essa prática não apenas faz com que seu parceiro se sinta mais apreciado e querido por você, mas também ajuda você a aumentar seu senso de gratidão organicamente.

5-Agendar noites de encontro

Muitos casais param de namorar depois de morarem juntos ou se casarem porque não precisam mais planejar se ver. Mas isso pode tirar um pouco da emoção de passar tempo juntos. Rachel Needle, terapeuta sexual afirma à Psych Central que existe um mito de que o sexo deve ser espontâneo, mas a vida pode ficar agitada e as coisas podem atrapalhar a intimidade física com seu parceiro.

"Planejar com antecedência pode criar expectativa e excitação", ensina Rachel.

6-Experimentar coisas novas juntos

Se os encontros noturnos se tornarem repetitivos, Amanda recomenda experimentar um novo hobby juntos. Uma ótima estratégia para combater a estagnação em um relacionamento é planejar e experimentar novas atividades juntos. A sugestão dela é apoiada por um estudo de 2019 com 20 casais que coabitavam ou eram casados. Ele descobriu que participar de uma atividade recreativa compartilhada pode estimular a ocitocina, o hormônio do vínculo. Depois de compartilhar uma nova experiência, você pode notar um aumento no nível de proximidade com seu parceiro. As ideias incluem:

  • entrar para um time esportivo;
  • fazer aulas de dança;
  • experimentar uma nova culinária;
  • redecorar a casa;
  • ser voluntário;
  • acampar;
  • planejar uma escapada de fim de semana.

7-Beijar com mais frequência

Se você e seu parceiro gostavam de se beijar no começo do relacionamento, tornar isso uma ocorrência mais comum novamente pode reacender sentimentos românticos. Beijar faz seu cérebro liberar oxitocina e serotonina, promovendo a ligação, além de ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. “Continuar a abraçar, beijar e aconchegar-se é um componente importante de um relacionamento saudável e aumentará a probabilidade de permanecer sexualmente ativo com seu parceiro de longo prazo. Mostre sua afeição com abraços e beijos com frequência, nem sempre como um prelúdio para a relação sexual”, finaliza Rachel.

Quando procurar ajuda

É comum que parceiros românticos de longa data cheguem a impasses em seus relacionamentos. Sinais de que você pode se beneficiar ao procurar apoio de um profissional de saúde mental incluem:

  • sempre discutir sobre o mesmo tópico com pouco progresso;
  • argumentos que frequentemente se transformam em brigas;
  • insatisfação geral em seu relacionamento;
  • desafios pessoais com sua saúde mental;
  • indisponibilidade emocional.

Terapeutas de casamento e família, conselheiros e terapeutas sexuais podem ajudá-lo a navegar por momentos desafiadores e aprender novas técnicas para se conectar com seu parceiro, da comunicação à intimidade sexual.

Fonte: Psych Central