Perder peso pode ser desafiador, mas encontrar maneiras divertidas e eficazes de queimar calorias, como dançar, pode tornar o processo bem mais agradável, além de sustentável.
Uma revisão sistemática de estudos científicos publicada recentemente mostra que, além de prazeroso, dançar pode, sim, ajudar na perda de peso, se a prática for combinada com um deficit calórico.
O trabalho, que aparece na revista científica PLOS One, analisou dez diferentes estudos sobre os efeitos de intervenções com dança na composição corporal de pessoas com sobrepeso ou obesidade.
Os pesquisadores constataram que a dança contribui para melhorias significativas no peso corporal, IMC (Índice de Massa Corporal), circunferência da cintura, percentual de gordura e massa de gordura.
Segundo os autores, que fazem parte da Universidade de Ciência e Tecnologia de Xiangtan, na China, "devido à sua alta eficiência e maior sensação de prazer, a dança pode ser uma intervenção benéfica para a perda de gordura".
Existem algumas razões pelas quais a dança é uma ferramenta eficaz para a perda de peso. Em primeiro lugar, como todas as formas de atividade física, ela queima calorias.
Além disso, a natureza dinâmica da dança significa que ela envolve vários grupos musculares, promovendo o desenvolvimento dos músculos (massa magra). Isso é ótimo para quem espera alcançar uma perda de peso sustentável, pois o músculo é um tecido metabolicamente ativo – mais massa muscular faz o corpo queimar mais calorias diariamente, mesmo em repouso.
Para terminar, o prazer e os benefícios sociais da dança podem aumentar a adesão à atividade física. Como consequência, as chances de continuar na prática são maiores, o que vai resultar numa perda de peso sustentada.
Com que intensidade você precisa dançar para promover a perda de peso? Uma recomendação é se movimentar de modo que não tenha fôlego suficiente para cantar ou conversar enquanto dança.
Vale lembrar que embora seja uma ótima ferramenta para ajudar na perda de peso, a dança não será suficiente por si só para a maioria das pessoas com sobrepeso ou obesidade. Também é preciso fazer ajustes na dieta e prestar atenção no consumo total de calorias, a fim de promover um déficit que permita a queima de gordura.
Se você precisa perder peso e decidiu que a dança é o exercício ideal para você, a primeira providência é escolher um estilo de dança que realmente o faça querer se mexer.
Alguns estilos podem ser melhores para melhorar o condicionamento, enquanto outros podem trabalhar mais os músculos. O importante é escolher a dança que seja mais prazerosa para você e praticar regularmente.
Por fim, não esqueça que é sempre bom começar aos poucos, para evitar lesões, manter a hidratação e fazer um bom aquecimento antes das sessões, além de descansar o suficiente entre elas.
Tatiana Pronin
Jornalista e editora do site Doutor Jairo, cobre ciência e saúde há mais de 20 anos, com forte interesse em saúde mental e ciências do comportamento. Vive em NY e é membro da Association of Health Care Journalists. Twitter: @tatianapronin