Narcisistas costumam usar o gaslighting como forma de manipulação
Cármen Guaresemin Publicado em 28/10/2023, às 10h00
Se você conhece um narcisista, é provável que já tenha percebido o quanto pessoas com esse transtorno de personalidade agridem ou diminuem os outros, usando um tipo de violência sutil conhecido como gaslighting.
Para quem não sabe, gaslighting é uma forma de abuso, ou de manipulação, que pode fazer você questionar a realidade ou a própria sanidade mental. Com o tempo, isso pode levar a uma baixa autoestima, sentimentos de inutilidade e outros efeitos negativos.
Qualquer pessoa pode perpetrar o gaslighting. Mas essa tática é muito usada por pessoas com transtorno de personalidade narcisista (TPN), às vezes para causar dúvidas ou obter vantagens em uma discussão. Além disso, pessoas que nunca receberam esse diagnóstico, mas exibem traços narcisistas, também podem se envolver em comportamentos de gaslighting.
Saber reconhecer tanto o gaslighting quanto as características de um narcisista pode ser útil para se proteger desse tipo de violência.
É uma forma de abuso emocional que uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista pode usar para obter poder e controle sobre outra. Esse tipo de abuso pode fazer com que aqueles que vivenciam o gaslighting questionem seus sentimentos, a sanidade e os próprios instintos.
Muitas pessoas podem mostrar sinais de narcisismo sem serem diagnosticadas como alguém que possui o TPN. Para que uma pessoa receba o diagnóstico, precisa exibir pelo menos cinco das seguintes características:
- é preocupada com fantasias de poder, brilho, sucesso, beleza ou amor perfeito
- tem um senso grandioso de autoimportância, como exagerar conquistas ou esperar reconhecimento como superior sem completar uma conquista
- requer admiração excessiva
- tem falta de empatia e falta de vontade de se identificar com as necessidades dos outros
- acredita que é “especial” e que só pode ser compreendida por outras pessoas "especiais"
- tem inveja dos outros ou acredita que eles tenham inveja dela
- mostra atitudes e comportamentos arrogantes ou altivos
- tem um senso de direito, como uma expectativa irracional de tratamento favorável
- tira vantagem dos outros para atingir seus próprios fins ou é explorador
Uma pessoa com TPN pode não se envolver em comportamento fisicamente abusivo, mas pode ser emocionalmente abusiva para satisfazer suas necessidades. Usar o gaslighting em um parceiro doméstico pode fazer com que consiga o que quer – sentir-se especial e ter poder sobre a outra pessoa.
Mas atenção: nem todos os agressores vivem com problemas de saúde mental ou transtorno de personalidade. Da mesma forma, nem todas as pessoas que têm o TPN usam gaslighting ou outras formas de abuso contra os seus parceiros.
O gaslighting pode assumir diversas formas. Alguns tipos comuns incluem o seguinte:
1. Contra-ataque - a resposta ocorre quando o agressor questiona suas memórias, mesmo quando você tem certeza de que se lembra delas corretamente. Exemplo: “Sua memória é sempre péssima, eu nunca disse isso para você”.
2. Retenção - é uma técnica em que o agressor não o escuta ou finge não entender o que você está dizendo. Exemplo: “Não quero falar sobre isso de novo com você”.
3. Bloqueio ou desvio - ocorre quando o agressor questiona seus pensamentos ou muda de assunto para evitar mais falar sobre aquilo. Exemplo: “Não parece que algo possa acontecer, tem certeza de que não imaginou isso?” ou “É muito tarde, não vamos falar sobre isso agora.”
4. Esquecimento ou negação - outra técnica comum de gaslighting é “esquecer” o que aconteceu ou negar coisas, como promessas feitas ou algo dito. Exemplo: “Não me lembro de nada disso” ou “Você está apenas inventando coisas para me fazer parecer mau de novo”.
5. Reforço intermitente - descreve um ciclo de fornecer afirmação a você em um momento e, em seguida, fazer você se sentir pequeno ou mal consigo mesmo em outro momento. O agressor pode fazer você ansiar por momentos em que ele estará te elogiando, embora o trate mal na maioria das vezes. Exemplo: “Você é realmente linda!” “Você usa muita maquiagem. Parece um lixo quando faz isso.”
6. Banalização - isso envolve fazer com que seus sentimentos ou opiniões pareçam sem importância ou irrelevantes. Exemplo: “Foi só uma brincadeira, não seja tão sensível” ou “Sério? Você está ficando com tanta raiva por nada!"
7. Mentiras descaradas - um agressor pode simplesmente mentir na sua cara, sem mostrar nenhum sinal de que está fazendo isso. Com o tempo, isso pode fazer você questionar se alguma coisa que eles estão dizendo é verdade.
O gaslighting narcisista pode ser difícil de reconhecer, especialmente se você mora com um parceiro que usa isso contra você. Uma maneira de ajudá-lo a determinar se você, um amigo ou membro da família está sofrendo de gaslighting é procurar sinais em si mesmo ou em outras pessoas que possam indicar essa forma de abuso.
Alguns sinais a serem considerados incluem:
- Perguntar-se se você é muito sensível ou inseguro
- Ter problemas para tomar decisões simples
- Questionar-se constantemente
- Tornar-se mais retraído ou antissocial
- Defender o comportamento do seu agressor
- Sentir-se confuso
- Sentir-se inútil, sem alegria, incompetente ou sem esperança
- Pedir desculpas constantemente ao seu agressor
- Mentir para amigos ou familiares sobre seu relacionamento
Experimentar ou perceber qualquer um desses sinais não significa necessariamente que seu parceiro seja abusivo. Mas se você descobrir que se identifica com um ou mais, tente conversar com um amigo, terapeuta ou membro da família de confiança. Eles podem fornecer informações adicionais sobre o que está acontecendo e ajudá-lo a descobrir maneiras de lidar com a situação.
O gaslighting pode fazer com que você, um amigo ou membro da família se sinta pequeno, insignificante ou tenha baixa autoestima. Isso ocorre intencionalmente. Pessoas com TPN querem que você se sinta inseguro sobre seus pensamentos e sentimentos. Para uma pessoa assim, gaslighting pode dar uma sensação de poder sobre você, reforçar a necessidade de superioridade e tornar você mais dependente dela.
Se você reconhecer sinais desse tipo de abuso em si mesmo, entre em contato com familiares ou amigos de confiança. Eles podem ajudar e fornecer suporte. Você também pode entrar em contato com um profissional de saúde mental. Ele pode ajudá-lo a descobrir o que está acontecendo e fornecer suporte para suas necessidades.
Fonte: Psych Central
3 tipos de narcisismo: aprenda a reconhecer as diferenças
5 sinais de que você está sendo vítima de gaslighting
10 sinais de que você (ou alguém que conhece) pode ser um narcisista
Violência contra a mulher: você sabe o que é gaslighting?