Aumentar a ingestão de potássio pode ser tão importante quanto reduzir o sal
Redação Publicado em 18/04/2025, às 10h00
Uma nova pesquisa da Universidade de Waterloo sugere que aumentar a proporção de potássio e sódio na dieta pode ser mais eficaz para reduzir a pressão arterial do que simplesmente reduzir a ingestão de sódio.
A pressão alta afeta mais de 30% dos adultos em todo o mundo. É a principal causa de doença coronariana e derrame, e também pode levar a outras condições, como doença renal crônica, insuficiência cardíaca, batimentos cardíacos irregulares e demência.
"Normalmente, quando temos pressão alta, somos aconselhados a comer menos sal", comentou Anita Layton, professora Universidade de Waterloo.
Nossa pesquisa sugere que adicionar mais alimentos ricos em potássio à sua dieta, como bananas ou brócolis, pode ter um impacto positivo maior na sua pressão arterial do que apenas reduzir o sódio."
Os resultados do trabalho foram publicados recentemente no periódico American Journal of Physiology-Renal Physiology.
Potássio e sódio são eletrólitos — substâncias que ajudam o corpo a enviar sinais elétricos para contrair os músculos, afetam a quantidade de água no corpo e desempenham outras funções essenciais.
"Os primeiros humanos comiam muitas frutas e vegetais e, como resultado, os sistemas reguladores do nosso corpo podem ter evoluído para funcionar melhor com uma dieta rica em potássio e pobre em sódio", disse Melissa Stadt, doutoranda e principal autora do estudo.
"Hoje, as dietas ocidentais tendem a ser muito mais ricas em sódio e mais pobres em potássio. Isso pode explicar por que a pressão alta é encontrada principalmente em sociedades industrializadas, e não em sociedades isoladas."
Embora pesquisas anteriores tenham constatado que o aumento da ingestão de potássio pode ajudar a controlar a pressão arterial, os pesquisadores desenvolveram um modelo matemático que identifica com sucesso como a proporção de potássio para sódio impacta o corpo.
O modelo também identifica como as diferenças entre os sexos afetam a relação entre potássio e pressão arterial. O estudo constatou que os homens desenvolvem pressão alta com mais facilidade do que as mulheres na pré-menopausa, mas também são mais propensos a responder positivamente a uma proporção maior de potássio e sódio.
Os pesquisadores enfatizam que modelos matemáticos como o utilizado neste estudo permitem que esses tipos de experimentos identifiquem como diferentes fatores impactam o corpo de forma rápida, econômica e ética.
Veja, abaixo, alguns exemplos de alimentos ricos em potássio:
- Abacate
- Açaí
- Água de coco
- Banana prata
- Banana nanica
- Damasco
- Figo
- Fruta-do-conde
- Goiaba
- Graviola
- Jaca
- Kiwi
- Laranja pêra ou bahiana
- Mamão
- Maracujá
- Melão
- Mexerica ou tangerina
- Nectarina
- Uva
- Grãos, como feijão, ervilha, grão de bico e soja
- Frutas secas, como coco, uva passa, ameixa seca e damasco
- Oleaginosas, como nozes, avelã, amendoim, amêndoa, castanhas e pinhão
Não é só hipertensão; sal também engorda e afeta o intestino
Entenda a relação entre pressão alta e insuficiência renal
Tem pressão alta? Cuidado com estes 12 alimentos!
Alimentos ricos em potássio: por que você precisa deles?