Redação Publicado em 20/11/2021, às 12h00
Pessoas com síndrome do pênis pequeno não têm uma condição física, mas sentem ansiedade persistente em relação ao tamanho do pênis. Esses indivíduos temem que seu pênis seja muito pequeno ou que outras pessoas os julguem por seu tamanho. Alguns médicos referem-se à síndrome do pênis pequeno como transtorno dismórfico peniano (TDP), mas o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) não o lista como um transtorno separado. Em vez disso, o inclui como uma variante do transtorno dismórfico corporal (TDC).
Pessoas com síndrome do pênis pequeno ou transtorno dismórfico peniano (TDP) não têm um pênis anormalmente pequeno. Em vez disso, estão extremamente preocupados com o tamanho do pênis. Ter um pênis pequeno não é um diagnóstico médico. Muito raramente, o pênis de uma pessoa é pequeno o suficiente para interferir no funcionamento sexual, e os médicos o chamam de micropênis. É uma condição rara na qual o menino nasce com um pênis com um comprimento inferior a 2,5 desvios-padrão (DP) abaixo da média da idade ou do estágio de desenvolvimento sexual e afeta 1 a cada 200 meninos.
Essa síndrome é um tipo de distúrbio que distorce a percepção de uma pessoa de seu corpo. O TDC pode desencadear uma ansiedade imensa em uma pessoa em relação à sua aparência. Já pessoas com TDP sentem vergonha e ansiedade sobre o tamanho do pênis. Eles podem erroneamente acreditar que têm um micropênis, mesmo quando o tamanho do pênis é normal.
As estimativas sobre o tamanho médio do pênis variam. Muitas pessoas acreditam que um pênis típico tem 15 centímetros de comprimento, mas isso é falso e enganoso, podendo desencadear ansiedade naqueles que se preocupam em ter um pênis pequeno.
Uma análise de 2014 de dados de 15.521 homens descobriu o seguinte sobre o tamanho do pênis:
Outra pesquisa procurou quantificar o que conta como um micropênis. Um estudo de 2014 definiu micropênis como aquele com menos de 7 cm (cerca de 2,75 polegadas) de comprimento quando flácido e alongado. Além disso, pesquisa com mais de 52.000 homens e mulheres heterossexuais descobriu que 85% das mulheres estavam satisfeitas com o tamanho do pênis de seus parceiros enquanto apenas 55% dos homens estavam.
Confira também:
É comum que as pessoas ocasionalmente se preocupem que seu pênis não seja grande o suficiente, especialmente quando sentem a pressão da mídia e de ver genitais masculinos maiores na pornografia. No entanto, as pessoas com síndrome do pênis pequeno se preocupam obsessivamente com o tamanho do órgão genital.
Alguns sintomas da síndrome do pênis pequeno incluem:
Algumas pessoas com síndrome do pênis pequeno apresentam outros sintomas. Isso pode incluir:
Embora a síndrome do pênis pequeno e o TDC possam parecer a mesma condição, existem diferenças essenciais. A síndrome do pênis pequeno não é um diagnóstico médico, enquanto os médicos podem diagnosticar uma pessoa com TDC.
Para pessoas com ansiedade leve a moderada sobre o tamanho do pênis, pesquisar dados sobre os tamanhos médios do pênis ou perguntar a um médico sobre o que constitui um micropênis pode ajudar. Se uma pessoa está preocupada com o desempenho sexual, ela pode encontrar conforto com a garantia e apoio de um parceiro. Como foi dito anteriormente, a pesquisa sugere que a maioria das mulheres heterossexuais está satisfeita com o tamanho do pênis de seus parceiros.
O tratamento médico pode ajudar os homens com TDC ou ansiedade quanto ao tamanho do pênis. Algumas opções de tratamento incluem:
Pessoas que se preocupam com o tamanho de seu pênis ou seus sentimentos sobre o tamanho do pênis devem consultar um médico para obter ajuda e apoio.
Algumas perguntas a serem feitas incluem:
A ansiedade relacionada ao tamanho do pênis pode ser frustrante e pode afetar a autoestima e os relacionamentos. Conceitos errôneos sobre o tamanho do pênis podem levar as pessoas a acreditar que seu pênis é menor do que a maioria das outras pessoas, mesmo quando está dentro da faixa média. A educação sexual, o apoio de um parceiro e os tratamentos apropriados podem ajudar as pessoas com síndrome do pênis pequeno e com TDC a controlar a ansiedade.
Fonte: MedicalNewsToday
Veja também: