Todas as pessoas precisam de 8 horas de sono?

Quantidade ideal de sono varia de acordo com a fase da vida

Redação Publicado em 03/09/2021, às 12h00

Adultos precisam de sete a nove horas de sono por noite - iStock

Você provavelmente já ouviu dizer que a quantidade ideal de sono por noite é de oito horas, no entanto, será que isso se aplica a todo mundo?

Na verdade, não existe uma abordagem única para o sono. Uma pesquisa publicada no Sleep Health Journal sugere que, para jovens adultos saudáveis ​​e adultos com sono normal, dormir de sete a nove horas por noite é uma quantidade adequada.

No entanto, isso também varia de acordo com as fases da vida. Entenda:

Você pode treinar seu corpo para precisar de menos sono?

Há um boato amplamente compartilhado de que você pode treinar seu corpo para precisar de menos de 7 a 9 horas de sono. Infelizmente, isso é um mito.

De acordo com especialistas, é raro alguém precisar de menos de 6 horas de sono para funcionar. Embora algumas pessoas possam alegar que se sentem bem com sono limitado, os cientistas acreditam que é mais provável que estejam acostumadas com os efeitos negativos da redução do sono.

Confira:

Pessoas que dormem por 6 horas ou menos a cada noite se acostumam aos efeitos da privação de sono, mas isso não significa que seu corpo precise de menos tempo para dormir, explica Cynthia LaJambe, especialista em sono do Instituto de Transporte da Pensilvânia em Wingate.

“Algumas pessoas pensam que estão se adaptando ao fato de estarem mais acordadas, mas na verdade estão tendo um desempenho inferior. Eles não percebem porque o declínio funcional acontece muito gradualmente”, alerta Cynthia ao Medical News Today. “No final, não há como negar os efeitos da privação de sono. E treinar o corpo para dormir menos não é uma opção viável”.

Assista também:

cansaço sono insônia

Leia também

Sono em excesso? Pocah revela ter narcolepsia; entenda o distúrbio


4 manias que podem atrapalhar uma boa noite de sono


Cientistas afirmam ter criado um tipo de LED que não atrapalha o sono


Apneia do sono pode quase dobrar risco de morte súbita, aponta estudo