Um estudo publicado recentemente no The American Journal of Clinical Nutrition indica que beber café sem açúcar está associado a uma pequena perda de peso, enquanto a adição de açúcar à bebida está ligada ao ganho de peso.
O trabalho examinou dados de três grandes estudos de saúde norte-americanos: o Nurses’ Health Study, o Nurses’ Health Study II e o Health Professionals Follow-up Study. Isso permitiu aos pesquisadores acesso a uma grande quantidade de dados e participantes. Eles, então, selecionaram apenas aqueles que atendiam a determinados critérios para evitar fatores que poderiam interferir nos resultados. No total, foram incluídos pouco mais de 155 mil participantes.
Foram avaliados detalhes como a frequência com que os integrantes consumiam café, se a bebida era cafeinada ou não, e se os consumidores adicionavam leite, creme ou açúcar.
Os pesquisadores também observaram as mudanças de peso que ocorriam a cada quatro anos. Foram levados em conta outros fatores que poderiam interferir na gordura corporal, como consumo de certos alimentos, ingestão de álcool, atividade física e condições médicas.
Os pesquisadores descobriram que beber 1 xícara de café por dia, seja descafeinado ou normal, estava associado a uma perda de 0,12 quilogramas (kg) de peso corporal ao longo de 4 anos.
Em contraste, adicionar uma colher de chá de açúcar diariamente foi associado a 0,09 kg de ganho de peso ao longo de 4 anos. Essas associações eram mais fortes entre os participantes com IMC (Índice de Massa Corporal) mais alto e idade mais jovem. Já a adição de creme ou leite não foi associda a ganho de peso significativo.
Os autores concluíram no artigo de estudo que a estratégia de incluir açúcar sem açúcar na rotina pode ser interessante para evitar o excesso de peso, ainda que a contribuição seja modesta, e os resultados ainda tenham que ser confirmados em pesquisas mais amplas.
Vale ressaltar que café em excesso pode fazer mal, especialmente para quem é sensível aos efeitos da cafeína. Por isso, antes de aumentar muito o consumo, não deixe de conversar com seu médico sobre os limites considerados saudáveis para você.
De modo geral, especialistas recomendam que não se ultrapasse a ingestão de 3 a 4 xícaras da bebida, o equivalente a cerca de 400 mg de cafeína por dia. E não se esqueça: chocolate, chá preto, energéticos, certos medicamentos e suplementos também são fontes de cafeína!
Tatiana Pronin
Jornalista e editora do site Doutor Jairo, cobre ciência e saúde há mais de 20 anos, com forte interesse em saúde mental e ciências do comportamento. Vive em NY e é membro da Association of Health Care Journalists. Twitter: @tatianapronin