Faça esse esforço e você será recompensado com mais energia, vitalidade e saúde
Eduardo Netto* Publicado em 29/06/2022, às 11h00
O inverno é um período sombrio para as academias, pois muitas pessoas adiam o treino para o verão. E aquela famosa frase "deixa para segunda-feira" é renovada com sucesso. Não dá para negar que é mais gostoso ficar embaixo das cobertas, deixar o despertador na soneca de mais cinco minutos ou saborear aquela comida (quase sempre calórica) que combina super bem com o friozinho.
É possível esticar o sono da manhã e até mesmo comer algo mais calórico (de vez em quando e sem exageros). O essencial é ter foco, disciplina e conciliar a balança de atividade física e de alimentação. Essa é a fórmula para o sucesso.
E só para reforçar, existem várias pesquisas que comprovam os benefícios da atividade física. Por isso, foque nas vantagens mentais proporcionados pelo exercício: a melhora da memória, da concentração e da qualidade do sono; elevação do humor; aumento da disposição física e mental. Lembre-se de que os exercícios em ambientes como academias, onde a temperatura é controlada, podem contribuir para manter a frequência e não desistir.
A temporada fria é um excelente período para dar início a novos hábitos e começar uma nova história. A dica é encontrar um horário flexível na agenda, que não esteja tão frio, e começar o processo de adaptação. Esse é o primeiro passo. Serão três meses de treino durante o inverno, faça esse esforço e será recompensado com mais energia, vitalidade e consequentemente mais saúde.
A pergunta recorrente entre os alunos é se realmente mais fácil emagrecer no inverno, resposta é: verdade. Durante a estação fria o metabolismo do corpo acelera, porque é necessário produzir mais calor. A queima calórica do organismo pode aumentar em até 10%.
Mas, para isso acontecer, é preciso controlar a alimentação e não exagerar. E acima de tudo não deixar de se exercitar.
Aproveite ao máximo os benefícios da atividade física durante os dias frios:
Evite ao máximo o comportamento sedentário: não fique sentado o tempo todo. Por exemplo: se estiver assistindo TV, levante-se durante todos os comerciais (ou periodicamente) e dê uma volta em sua casa ou realize uma tarefa ativa, como caminhar, andar de bicicleta, subir e descer escadas.
* Eduardo Netto é profissional de Educação Física formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em Ciência da Motricidade e pós-graduado em Fisiologia do Exercício. Diretor técnico da Bodytech Company, está na área há 36 anos, e é conhecido como precursor da aula de localizada no Brasil. Também é autor de quatro livros sobre atividade física e tem um canal no YouTube, em que compartilha sua experiência abordando diversos temas.
3 dicas importantes para correr no frio
Low fat, low carb ou mediterrânea? Veja as diferenças entre as dietas
Veja dicas do Dr. Bactéria para não ficar doente neste outono e inverno
Por que uma mulher morreu tentando emagrecer com produtos naturais?