Usar meias ajuda a adormecer? Especialistas respondem

Isso parece ser fácil demais para ser verdade? Seria apenas um truque ou há verdade por trás?

Redação Publicado em 24/06/2022, às 10h00

Pessoas que têm mãos e pés quentes são mais propensas a adormecer rapidamente - iStock

Tem problemas para adormecer? Sentir-se inquieto quando realmente se quer apenas dormir pode fazer você tentar qualquer coisa que possa ajudá-lo a pegar no sono. No entanto, pode haver uma solução simples: dormir de meias. Parece fácil demais para ser verdade, mas alguns médicos têm feito vídeos no TikTok em que alegam que usar meias pode ajudar a adormecer mais rápido.

Mas será que é verdade? Você não pode confiar em tudo que ouve nas redes sociais. O que pesquisadores do sono e estudos científicos têm a dizer sobre esse “truque” para dormir? Eles confirmam que usar meias para dormir pode aumentar a circulação sanguínea nos pés, pois permite que os vasos sanguíneos se alarguem (também conhecido como vasodilatação).

Como resultado, a temperatura corporal central é reduzida. Mas por que a temperatura corporal mais baixa se traduz em um sono melhor? Seu ritmo circadiano (ou seja, seu relógio biológico interno que controla seu ciclo sono-vigília) ajuda a regular várias funções corporais, incluindo a temperatura corporal, "que geralmente é definida pelo ambiente", de acordo com a Associação Americana do Sono.

Então dormir com meias pode fazer com que os vasos sanguíneos dos pés se dilatem e liberem o calor do corpo. Isso significa que esse simples ato pode essencialmente encorajar seu corpo a iniciar o processo de resfriamento que, em última análise, faz com que você durma. Mesmo que já tenha ouvido falar sobre esse truque, dormir com meias para promover o descanso não é um conceito novo.

Mãos e pés quentes

Na verdade, há muitas pesquisas para apoiar essa ideia. Uma revisão de 1999, publicada na revista científica Nature, por exemplo, descobriu que "o grau de dilatação dos vasos sanguíneos na pele das mãos e pés, que aumenta a perda de calor nessas extremidades, é o melhor preditor fisiológico para o rápido aparecimento do sono". Ou seja, as pessoas que têm mãos e pés quentes são mais propensas a adormecer rapidamente em comparação com pessoas cujas mãos e pés não estão quentes. Detalhe: a temperatura ambiente precisa ser fria para que isso funcione, de acordo com os autores do estudo.

Em outro pequeno estudo publicado em 2006, os pesquisadores testaram diferentes intervenções em pessoas com e sem distúrbios do sono (por exemplo, insônia ) e descobriram que adultos jovens que dormiam de meias, independentemente dos problemas de sono, adormeciam mais rápido do que aqueles que não as usavam para dormir. Em participantes do estudo idosos, sem problemas de saúde do sono, os pesquisadores descobriram que tomar um banho quente antes de dormir, ou dormir com meias, os ajudou a adormecer mais rapidamente. No entanto, em participantes idosos que tinham problemas de sono pré-existentes, nenhuma dessas estratégias ajudou, de acordo com a pesquisa.

Ainda outro pequeno estudo, publicado em 2018, analisou o impacto de usar meias na cama em seis jovens. Os pesquisadores descobriram que os homens foram para a cama em média 7,5 minutos mais rápido e dormiram 32 minutos a mais em comparação com quando foram dormir sem meias nos pés.

Agora, para ser claro, o simples ato de colocar um par de meias, seja durante o dia ou antes de dormir, não vai “nocauteá-lo” automaticamente. Em vez disso, usar meias para adormecer pode ser apenas uma de uma série de dicas para a hora de dormir. O sono é a coordenação de vários sinais, incluindo o nível do hormônio melatonina em seu corpo, a temperatura corporal central e a da pele.

Dicas para dormir de meias

Se você acha que se deitar usando meias pode ajudá-lo a adormecer mais rápido, faça disso parte do seu ritual. Tenha um par de meias grandes e fofas que você usa apenas para este momento. Você pode colocá-las uma hora ou mais antes de dormir, ou logo antes de se deitar. Também tenha certeza de que a temperatura do seu quarto esteja fria. Se o quarto estiver quente, usar meias não ajudará, já que a vasodilatação nos pés não será suficiente para neutralizar o calor do resto do ambiente.

Não é preciso dizer que a higiene geral do sono ainda é importante – o ato de calçar as meias por si só não ofusca os maus hábitos noturnos. Certifique-se de que seu quarto esteja escuro e silencioso, use apenas sua cama para dormir (em vez de trabalhar), evite telas de smartphones ou notebooks antes de dormir e mantenha um horário consistente de sono e vigília.

Tenha em mente que dormir com meias simplesmente pode não ser a sua praia – e tudo bem. Há um nível de estilo ou conforto na maneira como algumas pessoas dormem que pode estar em desacordo com as meias. A preferência pessoal pode superar a ciência, observam especialistas.

E, se você já está dormindo bem sem meias, não mude. Você não deve se preocupar ou mudar seu comportamento. Mas, se gosta da ideia, "não há mal nenhum" em tentar esse truque para dormir. Parece que agora é a hora perfeita de tirar aquelas meias felpudas que sua mãe lhe deu de presente de Natal.

Via: Shape

Veja também

comportamento saúde sono dormir

Leia também

Veja os melhores e piores lanches noturnos para seu sono e sua saúde


Descubra 6 alimentos que vão te ajudar a dormir melhor


Não consigo dormir e tenho muita dor no corpo; o que será?


Sua mente está agitada e não consegue dormir? Veja algumas dicas