Vive perdendo chave e chegando atrasado? Pode ser um problema cognitivo

Função executiva é um conjunto de habilidades mentais básicas importantes que regulam como processamos informações

Redação Publicado em 15/10/2021, às 12h00

Perder ou colocar itens no lugar errado é um problema comum das funções executivas - iStock

Função executiva (também conhecida como controle cognitivo e sistema supervisor atencional) é um conjunto de habilidades mentais básicas importantes. Elas regulam como você processa informações, lembra, toma decisões, reage a situações e gerencia o tempo. Problemas com a função executiva podem afetar seu autocontrole, foco e relacionamentos. Os sintomas são semelhantes aos do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), mas podem ser causados por muitos fatores, incluindo genética, depressão, lesão cerebral e medicamentos. Não tem nada a ver com o quão inteligente você é.

Perde ou coloca coisas no lugar errado

Você parece sempre esquecer onde deixou seu celular ou as chaves? Perder ou colocar itens no lugar errado é um problema comum das funções executivas. Você pode ser desorganizado e não pode controlar suas coisas. Pode se esquecer de levar um arquivo para uma reunião de trabalho ou de pegar sua jaqueta em um dia frio.

Não consegue contar ou lembrar uma história

Os problemas de função executiva podem afetar a maneira como você se lembra de nomes ou eventos. Você pode ter problemas ao contar uma história a alguém ou enviar um e-mail sobre um assunto. Pode esquecer detalhes importantes. Ou confundir a ordem de como as coisas aconteceram.

Não consegue realizar multitarefas ou começar algo

Você tem problemas quando precisa conciliar tarefas ou iniciar um novo projeto no trabalho? Muitas vezes você pode parecer confuso. A função executiva nos ajuda a organizar pensamentos e tempo. Se você tem problemas com a função executiva, pode ter dificuldade em planejar projetos de longo prazo, começar ou realizar várias tarefas no escritório ou em casa.

“Formigas nas calças”

Você acha difícil sossegar o facho, como dizem? Os problemas de função executiva podem fazer você se sentir como se estivesse com pressa ao passar de uma tarefa para a outra. Você se distrai facilmente quando tenta fazer qualquer coisa. Você está impaciente e mal-humorado por ter de esperar sua vez na fila.

Quem tem problema de função executiva está sempre chegando atrasado aos compromissos - iStock

Sempre atrasado

Pessoas com problemas de funções executivas não gerenciam o tempo ou tarefas muito bem. Você está sempre atrasado para o trabalho ou eventos sociais, como jantar em um restaurante. Seus amigos ou família pensam que você é desorganizado, não sabe planejar ou que é apenas rude ou mal-educado.

Perde a linha de pensamento

Problemas de função executiva podem significar que você não consegue se concentrar em uma tarefa ou conversa. Você não presta atenção quando alguém está falando com você. Muitas vezes você não consegue se concentrar e se distrai com o que está acontecendo ao seu redor. Sua mente divaga.

Lê a mesma página repetidamente

Você pode ter um problema de função executiva se não conseguir reter nenhuma informação. Pode ler uma página de um livro sem se lembrar do que acabou de ler. Você tende a voltar e ler as mesmas passagens continuamente.

Não consegue terminar uma tarefa

Você às vezes se sente travado? Não se sente capaz de terminar tarefas e depois passar para o próximo item da lista é um problema de função executiva. Você pode não ser capaz de avaliar quanto tempo leva para concluir algo. E pode deixar projetos inacabados.

Mais de uma etapa é demais

Pessoas com problemas de funções executivas podem ser sobrecarregadas por tarefas com muitas etapas. Elas não conseguem se lembrar de direções ou instruções longas. Podem não saber como decidir o que fazer primeiro ou o que é mais importante.

Não consegue se lembrar de nada

Uma das funções executivas é a memória operacional. É quando você mantém informações em sua mente para que possa usá-las para concluir uma tarefa. Você pode esquecer a data de um evento ao escrevê-lo em seu calendário ou pode não ser capaz de se lembrar de como mexer em um programa no trabalho que já usou um zilhão de vezes.

Impulso ou controle emocional fracos

Problemas de função executiva também podem afetar o modo como você se sente. Você pode ter alterações de humor com frequência. Pode não ser capaz de controlar suas emoções. Você é impulsivo, interrompe e fala coisas abruptamente quando outras pessoas estão falando.

Bagunçado e desordenado

Seu armário está bagunçado? Não consegue encontrar o que precisa porque sua mesa de trabalho está coberta de pilhas de papel? Seus problemas de funções executivas podem significar que você não organiza muito bem sua casa ou espaço de trabalho. Você é bagunceiro.

Prazos... Que prazos?

Quando você tem problemas de funções executivas, pode não ser capaz de definir ou seguir um cronograma. Você perde prazos o tempo todo no trabalho. Você é apenas aquela pessoa que não segue em frente quando algo precisa ser feito.

Por que todo mundo está chateado?

Problemas de função executiva podem afetar o modo como você monitora seu comportamento. Você pode esquecer que na próxima semana é a festa de aniversário da sua mãe. Mas você não entende por que isso deixa sua família ou amigos chateados. Você não pode comparar seu comportamento com o que é normal.

Se você se identificou com o que leu, seria interessante que procurasse um psicólogo ou psiquiatra para uma avaliação.

Fonte: WebMD

Veja também:

saúde mental cognição

Leia também

Como melhorar a memória: médica de Harvard dá dicas de alimentos


Dormir pouco ou demais aumentam risco de Alzheimer, diz estudo


Conheça benefícios que os animais trazem à nossa saúde e bem-estar


Esquecer das coisas com menos de 30 anos é preocupante?