Você sabe andar de bicicleta? 42% dos brasileiros não sabem, diz estudo

Veja quais são os principais benefícios para a saúde de adotar esse tipo de atividade física

Redação Publicado em 03/06/2022, às 14h00

Andar de bicicleta pode ajudar a melhorar a saúde mental, a coordenação motora e o equilíbrio - iStock

O Brasil está entre os países do mundo que menos fazem uso da bicicleta e 42% dos brasileiros não sabem andar em uma. É o que indica uma nova pesquisa chamada “Ciclismo ao Redor do Mundo”, realizada pelo Instituto Ipsos. 

Para o estudo foram entrevistadas mais de 20 mil pessoas distribuídas entre Brasil e outros 29 países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Peru, Polônia, Romênia, Rússia, Singapura, Suécia e Turquia.

Poucas bicicletas circulando 

Segundo os achados, a média mundial de pessoas que responderam “eu sei andar de bicicleta” ficou em 63%, um índice liderado pela Polônia, que tem 83% dos seus habitantes com essa habilidade. O menor número ficou com a Arábia Saudita (36%). 

O levantamento ainda perguntou aos entrevistados quem tinha uma bicicleta. Os resultados mostraram que os brasileiros detêm um dos menores índices do estudo, com apenas 26% respondendo positivamente. O Brasil só fica à frente da Arábia Saudita (23%) e da África do Sul (20%). 

Quando a pergunta é sobre a utilização das bicicletas como forma de atividade física, o Brasil aparece na última colocação. Enquanto a média geral ficou em 28%, os brasileiros têm um índice bem mais baixo: apenas 17%. Nesse tópico, a Polônia lidera de novo, com 61% dos entrevistados respondendo que praticam o ciclismo. 

Além disso, o estudo mostrou que os brasileiros preferem caminhar. Para percorrerem distâncias curtas, ou seja, de até dois quilômetros, 39% disseram optar pela caminhada, 20% pelo automóvel, 14% pelo transporte público e 10% pela bicicleta. 

Confira:

Benefícios de andar de bicicleta

1. Ajuda a perder peso

Pedalar com regularidade, especialmente em alta intensidade, pode ajudar a diminuir os níveis de gordura corporal. Estudos sugerem ainda que incluir treinamento de força na rotina de exercícios – juntamente com o ciclismo regular – pode aumentar o metabolismo e construir músculos, o que permite que você queime mais calorias mesmo em repouso.

2. Fortalece as pernas

O ciclismo melhora a função geral do corpo e fortalece os músculos das pernas sem estressar demais as articulações. Ele tem como alvo os quadris, os glúteos, a parte posterior das coxas e as panturrilhas. Para fortalecer ainda mais as pernas e melhorar o desempenho ao pedalar, vale fazer exercícios de força, como agachamentos, durante a semana. 

3. É bom para iniciantes 

Pedalar é uma atividade que permite o controle da intensidade, além de ser bastante simples. Assim, se uma pessoa ainda tem pouco condicionamento físico ou está retornando de alguma lesão ou doença, por exemplo, ela pode praticar um ciclismo menos intenso. Se há muita dificuldade com a bicicleta padrão, as bicicletas estacionárias também são uma opção.

Estudos têm demonstrado que mesmo pessoas sedentárias colhem os benefícios oferecidos pelo ciclismo à saúde e, por isso, a prática pode ser um bom caminho para quem quer começar a praticar atividade física.

4. Melhora a saúde mental 

O ciclismo pode aliviar sentimentos de estresse, de depressão ou de ansiedade. Focar no caminho ou na sua cadência ao pedalar pode ajudar a desenvolver a concentração e a consciência no momento presente, diminuindo o foco nas preocupações. Sem contar que o exercício promove a liberação de hormônios como a endorfina, também conhecida como hormônio do prazer, que promove sensações de bem-estar e de felicidade. 

5. É ecologicamente correto 

Andar de bicicleta é uma ótima forma de contribuir para a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. Também é especialmente útil quando você está indo a lugares que são distantes para andar, mas você não quer pegar um carro. Um bônus é não ter que lutar por uma vaga de estacionamento em áreas lotadas.

6. Melhora o equilíbrio, a postura e a coordenação 

À medida que uma pessoa precisa estabilizar o corpo e mantê-lo ereto, andar de bicicleta melhora o equilíbrio geral e a coordenação motora. Vale lembrar que o equilíbrio tende a diminuir com a idade e com a inatividade, o que torna o ciclismo ótimo para a prevenção de quedas e de fraturas. 

7. Ajuda a prevenir condições de saúde

Qualquer tipo de exercício é importante para a saúde, seja para prevenir futuras doenças ou para gerenciar aquelas já existentes. Pedalar regularmente é uma maneira de evitar um estilo de vida sedentário e suas possíveis consequências. Além disso, praticar atividades físicas pode ajudar na prevenção de problemas cardíacos, como derrame, ataque cardíaco e pressão alta, bem como no controle de casos de diabetes tipo 2.

Veja também:

atividade física bicicleta ciclismo

Leia também

Vivo inventando desculpas para começar a academia; como criar coragem?


Estas 11 dicas vão te fazer começar a caminhar sem desculpas; confira!


Dia Mundial da Atividade Física: 5 razões para ser uma pessoa ativa


Confira 5 exercícios de cárdio para gastar calorias