Redação Publicado em 13/08/2022, às 12h00
Relacionamentos são a chave para a saúde e a felicidade. Conexões fortes e amorosas com amigos, familiares e parceiros românticos podem impulsionar seu sistema imunológico e reduzir o estresse. Relacionamentos românticos podem ser algumas das conexões mais importantes na vida de uma pessoa e geralmente envolvem proximidade emocional e física construída sobre uma profunda conexão entre duas pessoas. Os relacionamentos geralmente incluem compromissos como morar juntos, casar e ter filhos.
Muitas pessoas têm dúvidas e incertezas sobre relacionamentos românticos. TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) de relacionamento é quando suas dúvidas e desconfortos sobre um relacionamento romântico se tornam incontroláveis a ponto de prejudicarem a relação.
Relacionamento TOC (ROCD – termo em inglês que vem de Relashionship Obsessive Compulsive Disorder) é um tipo de transtorno obsessivo-compulsivo, uma doença mental que envolve pensamentos repetidos indesejados (obsessões) e rotinas incontroláveis ou comportamentos repetidos (compulsões) relacionados a esses pensamentos.
Por exemplo, pessoas com TOC focado em germes têm um medo obsessivo de ficarem doentes. Elas podem lavar as mãos pelo menos 20 vezes por dia para evitarem que os germes entrem em seu corpo. A compulsão de lavar as mãos pode atrapalhar sua vida diária.
Os especialistas não têm certeza do processo químico no cérebro que causa o TOC/TOC de relacionamento. Provavelmente tem a ver com a maneira como diferentes partes do cérebro se comunicam por meio de hormônios e sinais elétricos. As pessoas com TOC geralmente querem ter certeza de que as coisas estão certas ou completas. Um relacionamento pode ser uma saída para obsessões e comportamentos compulsivos sobre a “correção” do relacionamento.
Os sintomas de TOC de relacionamento incluem pensamentos obsessivos sobre o relacionamento que podem aparecer em seu comportamento. O TOC de relacionamento causa pensamentos repetitivos, como:
Esses pensamentos podem se tornar tão avassaladores que você não consegue pensar em mais nada.
- Focando nas falhas: o TOC de relacionamento pode resultar em uma obsessão por uma falha na aparência ou personalidade de seu parceiro. Você pode ter problemas para ignorar a falha, mesmo que pareça sem importância. Por exemplo, a pessoa com quem se relaciona pode mastigar a comida ruidosamente de uma forma que te incomoda. Se você tem TOC de relacionamento, pode se preocupar que isso seja um sinal de que ela não é a combinação certa.
- Pedindo segurança: você pode repetidamente procurar a garantia de que seu relacionamento é a escolha certa. Você pode pedir a opinião de amigos, familiares ou de outras pessoas sobre a relação. Você também pode pedir frequentemente ao seu parceiro para dizer “eu te amo” ou perguntar se está tudo bem.
- Ansiedade sobre impulsos e urgências no relacionamento: é comum ter pensamentos passageiros de deixar ou trair a pessoa com quem se relaciona. Se você tem TOC de relacionamento, pode ficar obcecado com esses impulsos, mesmo que não queira agir de acordo com eles. Você pode duvidar de seu próprio compromisso com seu parceiro se sentir esses impulsos.
- Comparar um parceiro ou relacionamento com os outros: muitas vezes você pode comparar as qualidades do seu parceiro com as de outra pessoa. Você pode sentir alívio quando seu parceiro tem mais qualidades positivas que o outro ou menos qualidades negativas.
- Problemas com sexo: o TOC de relacionamento pode dificultar o prazer no sexo. Seus pensamentos obsessivos podem causar distração de estar totalmente presente durante a atividade sexual.
A terapia de exposição e prevenção de resposta (EPR) pode ser um tipo eficaz de tratamento do TOC de relacionamento. Esse tipo de terapia envolve se expor lentamente a gatilhos, como uma foto pouco lisonjeira de seu parceiro. Com o tempo, a EPR pode reduzir o poder desses gatilhos.
Alguns medicamentos também podem aliviar a ansiedade e a depressão causadas pelo TOC de relacionamento. Os inibidores da recaptação de serotonina são um tipo comum de medicamento usado no tratamento do TOC. Esses medicamentos geralmente estão disponíveis mediante receita médica.
Fonte: WebMD
Veja também: