Você já sabe, mas não custa lembrar. Para reduzir a gordura corporal é preciso adotar a seguinte estratégia: gastar mais calorias do que se ingere.
Se mexer mais e comer melhor são parte dessa estratégia, mas como fazer isso sem se sacrificar? Lembrar que quando falamos de perda de peso saudável, pensamos na redução da gordura corporal e também no aumento da massa muscular. Então veja algumas dicas:
Fortaleça seus músculos – a massa muscular exige muito mais calorias para se manter do que a gordura. Para isso, pratique exercícios de resistência e força com regularidade.
Pratique o HIIT, os treinos intervalados de alta intensidade – eles são ótimos para elevar o metabolismo, propiciando alto gasto calórico até mesmo depois do treino.
Consuma alimentos termogênicos – adicione à sua dieta alimentos como maçã, pimenta, chá verde, gengibre, vinagre de maçã, canela e café.
Faça mais trajetos a pé – suba escadas e levante-se a cada 30 minutos para uma caminhada, caso você trabalhe sentado.
Aprenda a gerenciar o estresse – o cortisol, conhecido como hormônio do estresse, favorece o acúmulo de gordura, portanto aprenda a manter as tensões sob controle.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr