Seguidora quer saber como se portar depois de ter exagerado na alimentação
Milena Alvarez Publicado em 10/10/2022, às 09h00
“Doutor, o que posso fazer se eu comi demais?”
Para começar, é importante não “encanar” com isso. Às vezes nós exageramos e precisamos só tomar cuidado para não repetir o episódio com frequência. Conheça outras recomendações para aqueles dias em que comemos demais:
Uma caminhada ajudará a estimular sua digestão e a equilibrar seus níveis de açúcar no sangue. Ou faça um passeio de bicicleta em vez disso. Mas não exagere. Um treino real pode enviar o sangue para as pernas em vez de para o estômago, o que pode retardar a digestão.
Beba água, mas sem exageros. Basta tomar um copo após uma grande refeição. Isto pode ajudar seu corpo a se livrar do excesso de sal que você provavelmente ganhou de sua refeição. Água também pode evitar que você fique constipado. Continue a beber água durante o resto do dia para se manter hidratado.
Primeiro, você perde a chance de queimar algumas dessas calorias que acabou de ganhar, digamos, lavando a louça ou caminhando. Além disso, quando se deita com o estômago cheio, a comida pode voltar. Isso pode retardar a digestão e piorar o refluxo ácido. O sofá terá que esperar até que sua comida tenha tempo de se acomodar.
Quando você as bebe, o gás pode encher seu sistema digestivo. Isso fará com que se sinta ainda mais inchado. Você arrota um pouco e o resto se move pelo seu sistema digestivo até que seja eliminado pelo reto.
Confira:
Você pode se programar para não exagerar nas refeições seguintes. Escolha receitas de baixa caloria e planeje suas refeições para a semana. Reserve um tempo para o maior número possível de refeições com antecedência. Aplicativos de celular podem ajudar a planejar.
Pode levar cerca de 20 minutos para o seu estômago dizer ao seu cérebro que está cheio. Se você já comeu demais nos primeiros dez minutos, você não deu ao seu cérebro a chance de entender. Meia hora depois, você certamente se sentirá desconfortável com muita comida. Desacelere e descobrirá que não apenas come menos calorias, mas também se sente mais satisfeito.
Além disso, procure comer de forma mais consciente. Tente encarar a alimentação como uma espécie de meditação. Preste atenção ao sabor, à sensação e à cor da comida. Pense na refeição: onde o alimento foi cultivado ou criado? Como o cozinheiro fez isso? Tente dar pequenas mordidas e mastigar bem. Pare de vez em quando e pergunte a si mesmo se já se sente satisfeito. Isso pode ajudar a comer menos.
Tenho pedra nos rins; o que devo evitar comer?
Tomar café ou comer doce depois de beber corta o efeito do álcool?
Confira 11 mitos populares sobre dietas
Síndrome do comer noturno: saiba o que é e como lidar