Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Dá para engravidar no primeiro dia do período fértil?

O período fértil abrange os três dias que antecedem e os três que sucedem o dia da ovulação - iStock
O período fértil abrange os três dias que antecedem e os três que sucedem o dia da ovulação - iStock

Redação Publicado em 03/05/2022, às 09h00

“Doutor, tive relações com minha parceira sem proteção no primeiro dia do período fértil. É possível ela engravidar?”

Sim, existe essa possibilidade. Se o casal teve uma relação sexual desprotegida, ou seja, não utilizaram preservativo ou nenhum outro tipo de método contraceptivo, e a mulher estava no período fértil, em teoria, há o risco de gravidez. 

Não há 100% de chances de acontecer uma gravidez em casos como esse, mas estima-se em cerca de 20% o risco de uma mulher engravidar se ela tiver uma relação sexual desprotegida durante seu período fértil. 

Portanto, é importante procurar saber:

  1. Se a mulher estava mesmo em seu período fértil;
  2. Se o homem ejaculou dentro da vagina;
  3. Se a mulher não estava usando nenhum método de prevenção;

Dependendo dessas variáveis, o risco pode ser maior ou menor. De qualquer forma, a recomendação é procurar um ginecologista para realizar uma avaliação médica e saber com mais precisão se a mulher engravidou ou não. 

O que é período fértil?

O período fértil é o intervalo de tempo no ciclo menstrual em que há a maior probabilidade de acontecer uma gravidez . Em uma mulher com ciclos de 28 dias, por exemplo, a ovulação acontece 14 dias antes do primeiro dia de menstruação – bem no meio do ciclo – e o período fértil abrange os três dias que antecedem e os três que sucedem essa data. 

Entretanto, muitas variáveis podem acontecer no meio do caminho, como: a mulher ter um ciclo irregular, a data da menstruação mudar com frequência e interferência de fatores emocionais.  Tudo isso pode fazer com que a data da ovulação (e do período fértil) mude a cada mês.

Confira:

Quais são os sinais de gravidez?

Muitas mulheres percebem a gestação antes mesmo de fazerem o teste, apenas observando os sinais do corpo que, geralmente, começam a ser sentidos entre duas a três semanas após a fecundação. Confira quais são os mais comuns:

  • Atraso menstrual;
  • Sono excessivo;
  • Sensibilidade nos seios;
  • Aversão a certos cheiros;
  • Mudanças de humor;
  • Náusea;
  • Vômitos;
  • Aumento da necessidade de urinar.