Doutor, depressão pode fazer eu comer mais e querer dormir também mais, ao invés de ficar sem fome e ter insônia?
Sim, essa pergunta é boa. Normalmente, nos casos clássicos de depressão, a pessoa tende a ter uma diminuição do apetite e apresentar o que a gente chama de “insônia terminal”, ou seja, ela acorda antes do horário normal e tem dificuldades em dormir de novo. Por exemplo: acorda quase 5 horas da manhã e não consegue pegar no sono de novo. Esse é o quadro clássico.
Mas a gente pode ter depressões, sim, em que os sintomas não são tão típicos. Então, por exemplo, a pessoa pode querer comer mais ao invés de perder o apetite, e a pessoa pode também querer dormir mais e ficar o dia inteiro na cama, ao invés de apresentar isso que chamamos de insônia terminal.
Por isso, é muito importante olhar para os outros sintomas, como tristeza, desânimo, angústia, falta de energia, pensamentos lentificados, entre outros, e procurar ajuda de um profissional de saúde mental o mais rápido possível.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr