“Dietas da moda”: o que é verdade e o que é mito?

Jairo Bouer compartilha algumas crenças sobre alimentação que estão presentes na nossa rotina

Milena Alvarez Publicado em 07/11/2022, às 09h00

Uma dieta restritiva sempre é mais difícil de ser mantida a longo prazo - iStock

“Doutor, tem muito modismo nas dietas atuais. O que é verdade e o que é mito?”

Realmente sempre surgem “dietas da moda” de tempos em tempos e elas podem, muitas vezes, trazer exageros e impropriedades. Por isso, é essencial consultar um profissional da nutrição quando pensamos em começar a seguir algum tipo de dieta alimentar. A seguir, conheça alguns mitos sobre alimentação:

1. Comer à noite engorda

Não há provas de que as refeições tarde da noite fazem você engordar. O que sabemos é que muitas calorias causam ganho de peso, e muitos comedores noturnos tendem a exagerar e escolher alimentos altamente calóricos. Ainda assim, comer logo antes de dormir pode causar azia e indigestão. Portanto, tente manter as refeições regulares - e mais cedo.

2. Alguns açúcares são piores que outros

Açúcar de mesa, agave, mel e xarope de milho rico em frutose contribuem com calorias (entre 48 e 64 por colher de sopa). Até agora, pesquisas mostram que nossos corpos absorvem açúcares adicionados, como xarope de milho rico em frutose e açúcar de mesa, de maneira semelhante. A recomendação de consumo de açúcar da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de no máximo 25 gramas por dia, o que equivale a seis colheres de chá. Assim, em vez de evitar um tipo específico, tente limitar os açúcares adicionados de qualquer tipo, como em refrigerantes, doces e outras guloseimas.

3. Quanto menos gordura você comer, melhor

Seu corpo precisa de três nutrientes essenciais: proteínas, carboidratos e gorduras. Sim, gorduras! As boas são encontradas em alimentos como nozes, sementes, peixe, abacate, azeitonas e laticínios com baixo teor de gordura, eles fornecem energia, ajudam a reconstruir as células e produzem os hormônios necessários. As gorduras a limitar ou evitar são saturadas e trans, encontradas em alimentos como manteiga, laticínios com alto teor de gordura, carne vermelha e muitos alimentos processados.

Confira:

4. Mudar para o sal marinho para reduzir o sódio

Os sais gourmet têm o mesmo sódio que o de mesa comum. Além disso, obtemos cerca de 75% de nossa ingestão total de sal de alimentos processados e preparados (não do saleiro), como sopas, condimentos, misturas, queijos e enlatados. Para adicionar sabor e consumir menos sal, use pimenta, ervas e especiarias.

5. Carboidratos levam ao ganho de peso

Nem todos os carboidratos são ruins para você. Mas parece que as pessoas perdem peso com dietas com baixo teor de carboidratos, certo? Essas dietas quase sempre restringem calorias também, e menos calorias somam menos quilos ao longo do tempo, não importa quantas de suas calorias venham de gordura, proteína ou carboidratos. De uma maneira geral, toda dieta restritiva pode trazer riscos e ser mais difícil de ser seguida. Por isso, a melhor opção é sempre consultar um profissional da nutrição antes de começar qualquer tipo de dieta. 

dieta alimentação tira dúvidas

Leia também

10 trocas de alimentos para uma dieta saborosa com baixo colesterol


Atividade física e alimentação saudável ajudam no combate ao câncer


8 alimentos que não podem faltar em seu prato


Low fat, low carb ou mediterrânea? Veja as diferenças entre as dietas