As mudanças no primeiro e no último trimestre podem afetar o sono das gestantes
Dr. Jairo Bouer Publicado em 04/12/2024, às 14h09
Dormir pouco na gravidez pode fazer mal pro bebê?
A gravidez gera uma série de mudanças no organismo. As mudanças do primeiro trimestre, principalmente, são muito impactantes para a vida da mulher, e também as do último trimestre, por conta do tamanho da barriga, da distensão abdominal, há um desconforto.
Tanto nessa primeira fase, no primeiro trimestre, como no final da gravidez, a mulher pode enfrentar dificuldade para dormir. Se isso se tornar crônico, é importante que ela procure o seu ginecologista e obstetra para conversar sobre o que está acontecendo.
Sabemos que dormir mal não é legal para a saúde. A pessoa tende a ter dificuldade de atenção, de concentração, se alimenta de uma maneira mais inadequada, fica mais cansada, mais estressada, mais irritada e mais explosiva. Do ponto de vista de saúde física e de saúde mental, portanto, essa questão de dormir mal não é bacana.
Além disso, alguns trabalhos têm mostrado que não dormir o suficiente pode ter um impacto também no desenvolvimento neurológico da criança. Então por isso é importante tentar entender o que que está acontecendo e melhorar esse padrão de sono.
10 dicas para vencer a insônia
Dormir menos de 7 horas na gravidez pode afetar o bebê
Pode usar repelente em bebê? Veja a resposta e algumas dicas
Sexo na gravidez: 4 coisas que você precisa saber!