Doutor, como eu faço para dormir? Desde a menopausa tenho tido grandes dificuldades!
Os sintomas mais comuns da menopausa, essa falência ovariana, com a diminuição importante dos hormônios femininos é exatamente a insônia. Muitas mulheres contam que têm dificuldades de pegar no sono, ou que acordam no meio da noite, ou acordam mais cedo [do que o normal]. Isso, possivelmente, tem uma relação direta com a diminuição dos hormônios femininos e a ação que esses hormônios têm no sistema nervoso central.
E, aí, o que é importante? Primeiro, pensar em estratégias para você tentar dormir melhor. Melhorar o que a gente chama de hábitos e costumes que cercam esse momento de ir para a cama, que chamamos de higiene do sono. Isso você pode pensar e discutir com um profissional que trabalha com esta questão do sono, um psicólogo, um neurologista, um psiquiatra.
Mas, além disso, tem um dado importante que a maior parte das mulheres, que podem fazer reposição hormonal, tendem a melhorar muito, e atenuar vários sintomas da menopausa, inclusive essas dificuldades para dormir. Moral da história, converse com seu ginecologista, e, se ele indicar, pensar em terapia de reposição hormonal ou procurar um profissional do sono, sempre com orientação do médico.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr