Já tive compulsão alimentar e tenho medo que volte; o que eu faço?

Esse quadro é caracterizado pela ingestão frequente de grande quantidade de comida

Redação Publicado em 30/03/2023, às 09h00

Dietas muito radicais podem levar a episódios de compulsão alimentar - iStock

Doutor, já tive compulsão alimentar e penso que pode voltar. O que eu faço?

Primeiro, vale explicar que a compulsão alimentar é um transtorno caracterizado pela ingestão de grande quantidade de comida num curto intervalo de tempo.

Em geral, existe um gatilho para a compulsão alimentar, normalmente uma questão emocional de base, ou a pessoa está num quadro de privação alimentar muito intensa, como uma dieta muito radical, que acaba levando a esses episódios de descontrole.

Importante ressaltar que esses episódios são diferentes dos exageros que qualquer um de nós pode comenter de vez em quando. Quem sofre de compulsão alimentar tem um padrão repetido, que pode impactar profundamente a qualidade de vida e a saúde da pessoa. Por isso, é preciso buscar ajuda especializada.

Em geral, a compulsão alimentar exige uma abordagem multidisciplinar, que envolve um médico, um nutricionista e um profissional de saúde mental (psicólogo ou psiquiatra).  

Se você já teve um quadro de compulsão de alimentar, é importante que você evite dietas muito radicais, e que mantenha o sono, a fome e o estresse sob controle. Quando essas questões ficam descompensadas, o risco de retomar o padrão aumenta.

dieta alimentação transtornos alimentares compulsão radical

Leia também

Dieta cetogênica pode aumentar risco de infarto e derrame, diz estudo


Álcool e transtorno alimentar: muito cuidado com essa mistura


Cleo fala sobre período que teve bulimia; entenda o que é o transtorno


Bulimia, anorexia e dismorfia corporal: associação é frequente, alerta estudo