Jairo Bouer dá algumas recomendações para melhorar o sono das crianças
Redação Publicado em 22/12/2022, às 10h00
“Doutor, meu filho pequeno fica muito agitado na hora de ir para a cama. Tem o que fazer?”
Tem, sim, uma série de coisas que podem ser feitas para melhorar esse cenário.
Antes de mais nada, é importante destacar que o sono é fundamental para todos, mas ainda mais para as crianças. Sem dormir o suficiente, e com qualidade, elas ficam mais propensas a apresentar problemas de saúde e comportamento, como dificuldades de aprendizado.
A primeira dica para a criança dormir melhor é manter uma rotina bem definida. O ideal é ir dormir e acordar sempre nos mesmos horários. A quantidade mais adequada para cada um varia, mas, em geral, as crianças precisam de pelo menos oito a dez horas de sono.
Controlar o uso de telas é outra recomendação que pode fazer diferença à noite. Deve-se desligar as telas de uma a duas horas antes de ir para a cama, pois a luz emitida pelos aparelhos eletrônicos pode atrapalhar a qualidade do sono, além dos estímulos do conteúdo assistido.
O quarto da criança deve ser propício ao sono, com temperatura adequada, controle de ruídos e cortinas escuras, para que ela não acorde muito cedo.
É bom limitar, também, os cochilos – se eles forem muito longos ou frequentes, a criança pode ter dificuldade de dormir à noite.
Por último, é fundamental colocar os pequenos para praticar atividade física durante o dia, se possível ao ar livre, em contato com a luz natural. Tudo isso pode favorecer bastante a qualidade do sono.
Ouça a resposta completa:
“Sono da beleza”: por que dormir faz bem para a pele?
Saúde mental de crianças e jovens: 6 dicas de como ajudar
Cobertor pesado ajuda a liberar melatonina e melhorar sono, diz estudo
Como reduzir o tempo de tela das crianças? Veja 7 dicas simples