As pessoas estão mais ansiosas, o que pode fazer com que passem a ingerir alimentos mais calóricos e gordurosos
Dr. Jairo Bouer Publicado em 30/12/2020, às 09h00
Minha alimentação ficou um lixo na pandemia e está difícil voltar ao que era antes. O que eu faço?
Assim como você, muita gente alterou a sua alimentação de forma muito importante durante a pandemia. As pessoas saem menos de casa, compram menos alimentos frescos, passam a depender mais dos industrializados e tudo isso pode ter um impacto na dieta.
Além disso, as pessoas estão mais ansiosas, mais tristes, e isso pode fazer com que elas passem a ingerir alimentos mais calóricos e gordurosos, que ofereçam alguma sensação de recompensa ou de conforto. Esse tipo de comida, como bem sabemos, pode facilitar o ganho de peso.
A rotina dentro de casa também pode bagunçar um pouco a nossa alimentação, já que os horários acabam sendo diferentes e tudo fica meio misturado, como a educação dos filhos, o trabalho e as tarefas domésticas. Essa falta de atenção também pode levar a um cuidado menor na escolha e no preparo das refeições.
Já que você percebeu que a sua dieta está ruim, a ideia é tentar voltar à rotina anterior e procurar ter uma alimentação mais saudável. Se estiver muito difícil fazer isso sozinha, vale a pena conversar com um nutricionista. Vale mencionar que muitos desses profissionais têm feito atendimentos online.
Thais Fersoza desabafa sobre ansiedade na pandemia
Marilia Mendonça relembra crises devido à pandemia; como lidar?
Covid-19 mudou padrão alimentar dos adolescentes, mostra pesquisa que inclui o Brasil
Conselhos úteis para quem sofre de compulsão alimentar