Certos hábitos alimentares podem ter seu papel em estados inflamatórios
Redação Publicado em 30/01/2023, às 09h00
É verdade que existem alimentos que podem aumentar as inflamações do nosso corpo?
A ciência tem mostrado que algumas doenças graves, como depressão, diabetes tipo 2, câncer, artrite e obesidade, podem ter como raiz um estado de inflamação crônica, ainda que a alimentação seja apenas uma parte desse processo.
Alguns alimentos estão mais associados à chamada inflamação de baixo grau, com poder de danificar células e acelerar o nosso processo de envelhecimento.
Veja, abaixo, alguns alimentos ou componentes de dieta que, quando são consumidos em excesso, podem deflagrar a liberação de mensageiros inflamatórios conhecidos como citocinas.
- Açúcares: nosso corpo precisa produzir mais insulina para metabolizar todo açúcar consumido em exagero. Com o tempo, há uma resistência à ação desse hormônio.
Os carboidratos refinados também estão nessa lista. Pães e massas também geram picos de glicose e aumentam o risco de inflamação.
- Álcool: quem bebe demais tende a ter alterações na permeabilidade intestinal, o que faz com que certas toxinas escapem do cólon para a nossa corrente sanguínea.
- Gordura trans: esse é o pior tipo de gordura para a saúde. Está presente em diversos alimentos industrializados, podendo aumentar os níveis de marcadores inflamatórios e prejudicar as células que revestem nossas artérias.
- Carnes processadas ou embutidos: esses alimentos estão associados a doenças do coração, diabetes e câncer de cólon, entre outras.
Para ter certeza da melhor dieta que você pode ter para proteger seu corpo, a recomendação é sempre conversar com um profissional de nutrição.
Aprenda a preparar um suco anti-inflamatório com maçã e abacaxi
Confira 7 alimentos com efeito anti-inflamatório
Vasculite: entenda a doença rara que acometeu o ator Ashton Kutcher
Inflammaging: entenda como sua pele é afetada pela inflamação