Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Quais os melhores lanches para comer antes de dormir?

O ideal é evitar comer alimentos pesados à noite, especialmente depois das 19h - iStock
O ideal é evitar comer alimentos pesados à noite, especialmente depois das 19h - iStock

Redação Publicado em 18/04/2022, às 09h00


“Doutor, quais seriam os melhores lanchinhos para comer à noite antes de dormir. Tenho muita fome nessa hora do dia”

Realmente, existem alguns alimentos que são opções melhores para se comer à noite, mas é importante lembrar que o ideal é evitar comer em um horário muito próximo ao de ir para a cama, além de sempre escapar da comilança de alimentos muito gordurosos e pesados, principalmente depois das sete ou oito horas da noite. 

O que evitar e o que escolher?

  • Evite as sobras de pizza pois são alimentos gordurosos e podem provocar azia, especialmente se a pessoa for deitar logo depois de comer. O melhor é ingerir um sanduíche de pão integral, com peito de peru, grãos inteiros e proteínas, que vão estimular a saciedade e ajudar a dormir melhor;
  • Evite produtos industrializados como batatas chips ou outros snacks que contêm muita gordura e sal. Prefira, por exemplo, uma pipoca sem manteiga que resolve a fome e é possível controlar a quantidade de sal adicionado;
  • Evite cookies com chocolate porque eles têm muita gordura, excesso de cacau e açúcar, que podem atrapalhar o sono. Assim, é melhor optar pelas barrinhas de cereal com pouco açúcar;
  • Evite os sorvetes industrializados, mesmo as versões diet podem ser ricas em gorduras hidrogenadas que não são muito saudáveis. Prefira iogurte com pouco açúcar na composição, podendo também misturar com frutas como cereja e kiwi - ambas até contêm substâncias que ajudam a pegar no sono.      

Confira:

Como ter uma alimentação mais saudável?

Manter uma alimentação saudável nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente para quem tem uma rotina atribulada. Com a correria, há maior tendência a fazer escolhas mais práticas e, consequentemente, não tão saudáveis

Por isso, conheça três dicas simples de como começar a introduzir a alimentação saudável na sua vida:

1. Mire em comida de verdade

Olhe para o seu prato e perceba o que é ou não processado. Talvez seja toda a refeição (um jantar congelado) ou apenas uma parte dela (molho engarrafado para a salada). 

Uma boa alternativa é refletir sobre quais produtos industrializados você pode trocar por versões mais saudáveis. Que tal montar um sanduíche natural em vez de abrir um saco de salgadinho no lanche da tarde? 

Os alimentos processados estão diretamente ligados à inflamação crônica e a outras condições, como doenças cardíacas, diabetes e câncer. Por isso, o ideal é optar por uma dieta rica em produtos naturais, como vegetais, frutas e grãos. 

2. Agende as refeições 

Coloque despertadores no celular para fazer três refeições ao dia e dois lanches (se precisar), e não coma entre os horários programados. 

Essa organização pode ajudar a reduzir desejos e o estresse de saber quando você comerá de novo. Além disso, também diminui as calorias extras de lanches desnecessários, que são um verdadeiro desafio quando estamos perto de uma geladeira durante todo o dia, seja em casa ou no trabalho. 

Como falamos, evite programar refeições pesadas durante a noite, quando o relógio interno do corpo, conhecido como circadiano, sentir que você já deveria estar dormindo. Isso pode contribuir para o ganho de peso.

3. Reduza as porções 

Se você come uma grande quantidade de comida e precisa reduzir o consumoexistem algumas estratégias que podem ajudar: 

  • Use um prato de sobremesa em vez do de comida, isso ajuda a diminuir o tamanho das porções;
  • Se possível, sirva a comida fora da mesa. Assim, você evita comer mais do que precisa;
  • Ao sentar para uma refeição, evite distrações e coma devagar. Isso regulará o controle das porções e ajudará a reduzir a probabilidade de comer em excesso;
  • Não fique na mesa e continue comendo quando já estiver terminado.