Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Sou “paranoica” e tenho muito medo de engravidar; o que fazer?

Para ocorrer uma gravidez o sêmen precisa ser colocado dentro do canal vaginal - iStock
Para ocorrer uma gravidez o sêmen precisa ser colocado dentro do canal vaginal - iStock

Redação Publicado em 02/04/2022, às 09h00 - Atualizado às 13h03

“Doutor, tenho paranoia de engravidar. Como lidar com isso?”

Realmente, algumas pessoas têm muito medo de engravidar. Se esse for o caso, é importante se cercar de todas as informações e recursos disponíveis para evitar uma gravidez, mas não adianta desenvolver uma “paranoia”, ou seja, um medo absurdo e descontrolado.

O que pode ser feito?

Um primeiro passo é pesquisar e conversar com um ginecologista para entrar em contato com todas as informações sobre os riscos de gravidez. Logo depois, passar a utilizar um método contraceptivo confiável pode ajudar.

Além disso, também dá para fazer uso de uma combinação de métodos. Por exemplo, utilizar a pílula anticoncepcional e também a camisinha. Isso pode aumentar a sensação de tranquilidade e de segurança. 

Confira:

Muitas pessoas desenvolvem um medo absurdo de engravidar e acham que existe o risco no banheiro ou no banho, mas tudo isso não tem o menor sentido. Assim, é fundamental ter cuidado com essa questão de paranoia, porque ela pode paralisar a vida, comportamento e relacionamento do indivíduo.

Se a pessoa estiver tendo dificuldades de lidar com esse medo exagerado, talvez seja uma boa ideia conversar primeiro com um ginecologista e com um terapeuta, que pode ajudar a lidar melhor com esse sentimento.  

Quando o risco existe de fato? 

Para encontrar o óvulo, o espermatozoide precisa estar envolto em um conjunto de líquidos chamado sêmen – ou esperma – e esse fluido deve ser depositado dentro do canal vaginal. 

Sendo assim, só há duas maneiras de engravidar: ejaculação dentro da vagina sem nenhum tipo de proteção – homem estando sem cueca, a mulher sem calcinha e ambos não usarem nenhum método contraceptivo, por exemplo – ou se a mulher ou o homem introduzirem os dedos sujos de sêmen dentro do canal vaginal.