Seguidor quer saber o que pode ingerir e o que deve evitar para contornar o problema
Redação Publicado em 29/09/2022, às 09h00
“Doutor, tenho tendência a ter pedras nos rins. Quais alimentos eu devo evitar?”
Pelo menos 5% da população brasileira sofre com pedras nos rins. Mas quais são os fatores de risco para essa condição? A maior parte deles está concentrado em dietas muito salgadas, com alto teor de proteína animal e baixo cálcio.
Carboidratos em excesso, pouca ingestão de frutas, verduras e legumes, e alto consumo de oxalato, substância encontrada nos achocolatados, também contribuem para crises de pedras no rim. Quadros como obesidade, diabetes e ácido úrico elevado também podem levar a um risco maior.
A maioria das pessoas relata uma dor intensa, que costuma vir em ondas. Mas também existem casos em que os cálculos são minúsculos e passam despercebidos. Veja os principais sintomas:
Confira:
Sim, a recomendação é ingerir de dois e meio a três litros de água por dia e evitar alimentos muito salgados, como embutidos, temperos e molhos prontos. Evitar proteínas em excesso, consumir de quatro a cinco porções de leite ou derivados diariamente e dar preferência a alimentos integrais também são medidas úteis.
Além disso, café, achocolatados, chá preto, nozes, amendoim, marisco e frutos do mar devem ser consumidos com moderação. Evite também suplementos vitamínicos sem receita médica, já que as vitaminas C e D em excesso podem facilitar a formação de cristais na urina.
Na dúvida, sempre consulte um médico para avaliar se existe alguma condição que facilite o aparecimento das pedras nos rins.
Cólica renal é sempre causada por uma pedra nos rins?
Tomate pode causar pedras nos rins? Nefrologista explica
Entenda os fatores que levam uma pessoa a ter insuficiência renal
Por que confundimos dor nas costas com dor no rim? Médica explica