Um pet pode trazer diversos benefícios, mas essa decisão deve ser muito bem pensada
Redação Publicado em 25/02/2023, às 09h00
Ter um bicho de estimação, tipo um doguinho, pode ajudar na nossa saúde mental?
Pode sim. Só quem tem um animal de estimação sabe o bem-estar que ele pode produzir no seu dono. Estudos mostram que um dos maiores benefícios que o pet pode proporcionar é justamente a redução da solidão.
Além disso, o pet muitas vezes ajuda você a se socializar mais – aquela voltinha com o cachorro pode ser um bom momento para encontrar outras pessoas. Um animal também pode te ajudar a se distrair de seus problemas, das suas dificuldades, isso também causa uma sensação de bem-estar.
A atividade física proporcionada por um animal, como ter de dar caminhadas duas ou três vezes por dia, ou ter que sair para comprar comida para o pet, tudo isso traz movimentação e tem efeitos positivos, por exemplo, na sua pressão arterial, na sua circulação e na sua imunidade.
Também existem evidências de que a interação com animais pode ajudar pessoas em tratamentos para transtornos de déficit de atenção, autismo, depressão, ansiedade e estresse pós-traumático, entre outros.
Lembre-se que um animal de estimação exige cuidado, exige atenção, por isso é uma decisão que deve ser muito bem pensada. Também é bom lembrar que, quando eles partem, a gente fica muito triste.
Cuidar da saúde mental não é vergonha; veja quando começar a terapia
5 passos imbatíveis para melhorar o seu bem-estar
Estar só ou sentir-se solitário: qual a diferença?
Solidão: 9 modos pelos quais ela pode prejudicar sua saúde