Vale a pena seguir uma dieta radical para emagrecer rápido?

Seguidor conta que ganhou muito peso nas férias e agora quer perder peso logo

Redação Publicado em 07/03/2023, às 09h00

Dieta muito restritiva não costuma ser a melhor a estratégia para perder peso - iStock

Ganhei muito peso nas férias e queria uma dieta radical para perder peso bem rápido. Acha que funciona?

Em primeiro lugar, para se perder peso é fundamental procurar um especialista, um médico ou profissional de nutrição que possa te ajudar a desenhar esse projeto. O que funciona para todo mundo não necessariamente está adequado para você, por isso é importante ter uma orientação que funcione para o seu caso.

De maneira geral, a gente sabe que dietas muito radicais são difíceis de ser seguidas. Dificilmente a pessoa consegue ter fôlego para ficar nelas durante muito tempo. O que acaba acontecendo é que, após perder peso rápido, a pessoa recupera tudo rapidamente também, o chamado “efeito sanfona”.

O melhor é você perder peso de uma maneira consistente e regular, pois essa rotina de privações é difícil de ser controlada e pode prejudicar, inclusive, sua saúde mental.

O efeito sanfona não é só ruim para aparência – alguns estudos indicam que esse emagrece-engorda pode aumentar o risco de problemas de saúde também.

A recomendação, portanto, é procurar um profissional e traçar uma dieta alimentar que lhe permita ficar mais feliz, mais satisfeito, e manter esse peso a longo prazo.

dieta obesidade emagrecimento radical

Leia também

Quer perder peso? Veja os alimentos que não devem faltar na sua dieta


3 dicas de atividades físicas que podem ser feitas em casa


Dieta mediterrânea é eleita a melhor do ano; veja as vantagens


Droga contra obesidade também pode reduzir desejo por álcool