Redação Publicado em 28/03/2022, às 11h00
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), antes mesmo da chegada da pandemia de Covid-19, o Brasil já contava com quase 19 milhões de pessoas convivendo com ansiedade e depressão. São vários os fatores que levam a esses problemas, porém, como tudo o mais, uma alimentação balanceada pode ajudar. Assim como alguns alimentos podem piorar a situação. Confira abaixo quais evitar:
A fibra da fruta inteira satisfaz e diminui a forma como o sangue absorve energia. Sem essa fibra, você está apenas bebendo água nutritiva com açúcar, que pode rapidamente te animar – e derrubar com a mesma rapidez. Isso pode deixá-lo com fome e com raiva. Isso não vai ajudar a ansiedade e depressão. Coma sua fruta inteira e quando estiver com sede, beba água.
Não há nenhuma vantagem para você aqui: tem todo o açúcar do suco de frutas com nenhum nutriente. Bebidas adoçadas com açúcar, como refrigerantes, também têm uma ligação direta com a depressão. Se você deseja algo com gás, experimente água com gás com um pouco de suco. Ele lhe dará uma solução borbulhante sem muitas coisas que você não precisa.
Sem açúcar, então não há problema, certo? Não exatamente. Você pode não ter a queda de energia que vem com o excesso de açúcar, mas o refrigerante diet pode deixá-lo deprimido. Na verdade, ele pode fazer você se sentir mais para baixo do que seu primo açucarado. Muita cafeína que muitos refrigerantes têm pode ser ruim para a ansiedade também.
Torrada?! Se for feita de pão branco, sim. A farinha branca altamente processada da qual é feita rapidamente se transforma em açúcar no sangue depois que você a come. Isso pode causar picos de energia que podem ser ruins para ansiedade e depressão. Você pode ter sua torrada – e comê-la também. Basta usar pão integral.
Você deve saber evitar alguns molhos que são carregados de açúcar, geralmente listados como “xarope de milho com alto teor de frutose”. Mas e as versões “light” ou “sem açúcar”? Muitos têm aspartame, um adoçante artificial ligado à ansiedade e à depressão. Confira os ingredientes ou, melhor ainda, faça seu molho em casa do zero.
São feitos principalmente de tomates, certo? Bem, sim, e açúcar, muito açúcar. Quatro gramas por colher de sopa, para ser exato. E as versões “light” podem ter adoçantes artificiais ligados à ansiedade e à depressão. Experimente o molho de tomate caseiro. Quer algo forte? Adicione um pouco de pimenta caiena.
Se você não está acostumado, a cafeína pode deixá-lo ansioso e nervoso. Também pode atrapalhar seu sono. Ou seja, não ajuda a ansiedade ou depressão. A abstinência de cafeína também pode fazer você se sentir mal. Se você acha que isso causa problemas, corte a cafeína da sua dieta lentamente. Se você está bem com isso, ou bebe descafeinado, o café pode realmente ajudar a fazer você se sentir menos deprimido.
Elas podem causar ritmos cardíacos estranhos, ansiedade e problemas de sono. Isso porque nem sempre é fácil conhecer os níveis altíssimos de cafeína escondidos em ingredientes como o guaraná. Essas bebidas geralmente têm muito açúcar ou adoçantes artificiais também. Beba água se estiver com sede. Quer uma dose de açúcar? Coma um pedaço de fruta.
Mesmo um pouco pode atrapalhar seu sono. Não descansar o suficiente pode aumentar a ansiedade e causar depressão. Dormir muito pode causar ainda mais problemas. Dito isto, uma bebida pode acalmar seus nervos e torná-lo mais sociável. Isso pode ser bom para sua saúde mental. A chave é a dosagem: uma dose por dia para as mulheres e duas por dia para os homens é o limite (uma dose padrão = 10 gramas de álcool = 1 lata de cerveja (330 mL), 1 taça de vinho (100 mL), 1 shot (30 mL de destilado). Porém, nunca pense no álcool como um tratamento, pois, além disso estar longe de ser verdade, você pode se viciar nele.
É açúcar, certo? Bem, sim, mas isso não é tudo. Essa mistura também é carregada com cerca de 2 gramas de “gorduras trans” por porção. E elas estão ligadas à depressão. Às vezes chamadas de “óleos parcialmente hidrogenados”, também estão em frituras, massa de pizza, bolos, biscoitos e bolachas. Verifique os rótulos. Se você come gordura, faça com que seja do tipo “bom”, que você obtém de alimentos como peixe, azeite, nozes e abacate. Esses, sim, podem levantar o seu humor.
Ele deve ser evitado por pessoas que são sensíveis ao glúten. Além de pães, macarrão e doces, essa proteína também está em alimentos pré-embalados, como molho de soja. Se você é sensível ao glúten, ele pode causar ansiedade ou depressão. Também pode fazer você se sentir lento e não estar no seu melhor. Verifique os rótulos e tente evitar.
Se você come muita carne processada, frituras, cereais refinados, doces e laticínios com alto teor de gordura, é mais provável que fique ansioso e deprimido. Uma dieta cheia de grãos integrais ricos em fibras, frutas, vegetais e peixes pode ajudar a mantê-lo mais equilibrado.
Todos nós as amamos, e pequenas guloseimas, de vez em quando, podem ajudar seu humor. Mas só para você saber: elas têm todos os tipos errados de gorduras, farinha branca com pouca fibra para absorção lenta e muito açúcar adicionado. Então, se você precisar, faça delas um deleite ocasional, não uma rotina.
Veja também: