Não é apenas por meio de produtos de beleza que você deve cuidar deles: a alimentação também conta!
Milena Alvarez Publicado em 30/11/2022, às 14h00
Quando pensamos em melhorar a saúde de cabelo, pele e unhas, provavelmente a primeira coisa que vem à mente é recorrer a produtos de beleza. Porém, a alimentação também importa! A pele, o cabelo e as unhas são um reflexo do que estamos colocando para dentro do nosso corpo e, segundo um artigo da Healthline, existem alguns alimentos que podem ajudar a mantê-los saudáveis.
Frutos do mar ricos em ácidos graxos ômega 3 podem ajudar a reduzir a inflamação e a vermelhidão no corpo e na pele, além de serem uma ótima fonte de proteína, Vitamina E, antioxidante e biotina. Esse último é um nutriente – também conhecido como Vitamina B7 – que suporta a produção de queratina e que atua na formação de pele, unhas e cabelos. Os peixes mais recomendados são salmão, arenque e cavala.
O alimento é rico em betacaroteno, um pigmento antioxidante e uma das formas de se obter indiretamente a Vitamina A, uma das responsáveis pela produção de queratina (essencial para a saúde de pele, cabelo e unhas). Além disso, um estudo já indicou que a batata-doce roxa têm propriedades antioxidantes que podem melhorar a inflamação da pele. Os antioxidantes também são capazes de ajudar a protegê-la contra os radicais livres e, consequentemente, do envelhecimento precoce.
Algumas sementes, especialmente a de girassol, são boas fontes de biotina, proteína e de Vitamina E. Nozes e amêndoas também são ricas em antioxidante e em Vitamina E, o que ajuda a combater danos oxidativos. Vale lembrar ainda que a Vitamina E possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a absorver a energia da luz dos raios ultravioletas e proteger contra danos à pele, como linhas finas e manchas solares.
Confira:
Os abacates são ricos em gorduras e em nutrientes saudáveis que promovem a saúde da pele e das unhas, incluindo Vitamina C, conhecida por ajudar na produção de colágeno e na redução das rugas, Vitamina A e Vitamina E.
A proteína é uma parte essencial de uma dieta saudável para os cabelos já que eles são formados por outra proteína conhecida como queratina. Assim, uma alimentação deficiente desse nutriente pode levar a um cabelo mais fraco e quebradiço. E o ovo é um alimento rico em proteínas de alta qualidade!
Alimentar-se com vegetais de folhas verdes fornece ao corpo abundância de nutrientes que podem beneficiar tanto o cabelo quanto a pele e as unhas. Entre os principais exemplos estão: espinafre, acelga e couve.
A hidratação é um fator essencial para a saúde de cabelo, pele e unhas, mas só beber água não é a única forma de garantir essa questão. Alguns alimentos com alto teor de água podem ajudar. Veja alguns exemplos:
Veja também:
“Dietas da moda”: o que é verdade e o que é mito?
Quinoa: 8 benefícios à saúde baseados em evidências
Comi demais, e agora? Veja 6 dicas do que fazer
5 dicas de como usar a alimentação a favor da saúde mental