Dormir bem pode combater doenças como obesidade, depressão e ansiedade
Redação Publicado em 17/03/2023, às 09h00
Até pouco tempo, priorizar o sono era algo importante apenas para crianças em fase de desenvolvimento. Mas, a cada ano que passa, cientistas têm mais provas de que dormir bem pode ser a solução para muitos problemas que afligem o mundo moderno: vontade de comer e beber além da conta, dores de cabeça e nas costas, depressão, ansiedade e falta de concentração.
Um terço da população dorme mal, segundo o médico e pesquisador Luciano Drager, presidente da Associação Brasileira do Sono. “Vários pacientes fazem uso de substâncias ou medicamentos não aprovados ou que não mostraram eficácia para a insônia e, com isso, existe um atraso na busca de tratamentos eficazes”, contou Drager, em entrevista recente a este site.
Se você tem sofrido para pegar no sono ou permanecer dormindo, e acorda no dia seguinte com a sensação de que poderia passar muitas horas a mais na cama, saiba que algumas mudanças de comportamento podem ser úteis, inclusive para quem faz tratamento medicamentoso contra a insônia.
1 - Mantenha um horário regular para dormir e acordar, independentemente da quantidade de sono obtida. Este respeito ao seu padrão de dormir é importante para a regulação das funções do seu corpo e podem trazer benefícios para a sua saúde.
2 - Vá para a cama apenas quando estiver com sono. Isto é importante para o seu cérebro criar a ligação da cama com prazer e não sofrimento.
3 - Evite cochilar ou deitar durante o dia. Isso pode atrapalhar os estímulos que induzem o sono à noite.
4 - Evite o uso de eletrônicos ao menos uma hora antes de deitar (smartphone, tablets ou computador), pois favorecem a insônia e podem comprometer a qualidade do sono.
5 - Não consuma bebidas alcoólicas ou bebidas com cafeína perto da hora de dormir. O álcool prejudica a qualidade do sono, e a cafeína tem efeito estimulante.
6 - Escolha um prato leve na última refeição do dia (jantar), que deve ser feita até 2 horas antes de se deitar. Alimentos de maior dificuldade de digestão podem interferir na qualidade do seu sono.
7 - Pratique atividade física regularmente (preferencialmente pela manhã, para não estimular o cérebro ou gerar desconforto muscular se for feito próximo ao horário de dormir).
8 - Deixe conversas sérias para o dia. Evite discutir assuntos potencialmente estressantes (problemas familiares, econômicos, etc) no período próximo ao horário do sono.
Assista também:
Ter uma boa noite de sono pode aumentar sua resposta à vacinação
Durma bem para se proteger do excesso de peso e suas consequências
“Sono da beleza”: por que dormir faz bem para a pele?
Insônia e ansiedade: qual a relação?