Redação Publicado em 31/10/2022, às 10h00
Ela tem vários nomes: azerola, cerejeira-do-pará, cerejeira-de-barbados ou cerejeira-das-antilhas e acerola. Mais conhecida no Brasil pelo último, ela é um arbusto da família das malpighiáceas. O fruto se dá numa árvore chamada aceroleira. Sua origem vem das Antilhas, América Central e norte da América do Sul e seu nome científico é Malpighia punicifolia L.
O consumo em expansão dessa fruta deve-se, basicamente, a seu elevado teor de ácido ascórbico (vitamina C) que, em algumas variedades, alcança até 5.000 miligramas por 100 gramas de polpa. Este índice chega a ser cem vezes superior ao da laranja ou dez vezes ao da goiaba, frutas com alto conteúdo dessa vitamina. A acerola é uma fruta cultivada em larga escala na região do Nordeste do Brasil, principalmente na Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco.
Os benefícios que ela traz são muitos. Cada 100 gramas da polpa contêm 80 vezes mais vitamina C que a mesma quantidade de limão ou laranja. Sendo que a vitamina C (ácido ascórbico) estimula o organismo a absorver o ferro, mineral indispensável ao bom funcionamento das células vermelhas do sangue. Por isso, uma dieta pobre em vitamina C pode levar ao surgimento de anemia. Além de combater a fadiga, irritabilidade, palidez e sonolência típicos de quem está anêmico, a vitamina também protege contra escorbuto, afecções do pulmão, doenças dos olhos, doenças cardiovasculares e o envelhecimento da pele, além de importante contra o reumatismo e na cicatrização de feridas.
A fruta também contém vitamina A, complexo B e sais minerais como ferro, cálcio, fosforo, o que traz muitos benefícios à nossa saúde, inclusive aumentando as defesas do organismo. Semelhante à hamamélis, a acerola é um adstringente o que pode torná-la útil para tratar manchas e promover a elasticidade da pele, além de ajudar em problemas digestivos. Pode até ser usada como um enxaguante bucal antimicrobiano.
Os benefícios se devem principalmente à sua riqueza em vitamina C. Quanto mais a fruta amadurece, mais vitamina C é perdida – e a acerola amadurece muito rapidamente. Em um estudo de várias frutas contendo o nutriente e suas quantidades relativas, a acerola superou todo o resto, especialmente quando cultivada organicamente. A vitamina C é um nutriente necessário e uma vitamina solúvel em água que não é armazenada no corpo, então você precisa tomar uma fonte de vitaminas solúveis em água diariamente. Também é um antioxidante, o que ajuda a prevenir os danos dos radicais livres e certas doenças.
A vitamina C também constrói colágeno, protege as mucosas e previne o escorbuto. É importante para manter o funcionamento do sistema imunológico e ajudar o corpo a combater infecções, vírus e até câncer. Embora mais pesquisas sejam necessárias, um estudo demonstrou que, em laboratório, acerolas ricas em antioxidantes e vitamina C tinham a capacidade de ajudar o corpo a interromper o crescimento do câncer de cólon.
De todas as pesquisas sobre acerola, os estudos que se concentram na vitamina C são os mais completos. Isso confirma seu lugar como um suplemento totalmente natural, que pode ser usado para suporte a gripes e resfriados. Quanto aos seus outros benefícios para a saúde, são necessárias mais pesquisas.
A acerola, quando consumida como alimento, também contém boas quantidades dos seguintes nutrientes: cálcio, ferro, niacina (vitamina B-3), fósforo, riboflavina (vitamina B-2) e tiamina (vitamina B-1).
Seu sabor tende a ser descrito como doce, perfumado e adstringente. É facil de ser consumida crua ou cozida. Se for possível, a melhor maneira de obter a fruta é cultivar a sua própria por causa da rápida perecibilidade. Você também pode preservar as acerolas frescas congelando-as assim que as colher ou comprá-la já congelada. A fruta é mais comumente encontrada em forma de suplemento. Isso ocorre porque a baga se decompõe dentro de cinco dias após a colheita, perdendo grande parte de sua nutrição. Até os sucos estragam facilmente, a menos que sejam adicionados conservantes. Ainda assim, a melhor maneira de consumir acerola é comendo a fruta. Suplementos não devem ser sua primeira escolha.
O suplemento em pó é bastante popular. Feito a partir de suco de acerola desidratado, pode ser misturado em bebidas, smoothies, sucos e muito mais. Você também pode fazer smoothies de suas frutas congeladas. Não há pesquisas clínicas para apoiar uma dose segura de acerola. É seguro dizer que você pode seguir as diretrizes de suplementação de vitamina C ao tomar acerola em casa. Isso ocorre porque essa vitamina contribui mais para o conteúdo nutricional da acerola. As recomendações podem variar dependendo do produto de suplemento que você compra. Siga as instruções de dosagem no rótulo se não tiver certeza de quanto tomar
É possível tomar muita acerola e tal como acontece com um suplemento de vitamina C, se você consumir muito, poderá sofrer distúrbios digestivos. Para evitar problemas ou desconforto, tome doses de miligramas de acerola como faria com qualquer suplemento de vitamina C. Se houver instruções no rótulo do produto, siga-as. Tenha em mente que muitos suplementos não são monitorados quanto à qualidade, pureza, embalagem ou dosagem. Sempre escolha suplementos de um fabricante respeitável.
Não tome grandes doses de nenhum produto de vitamina C e diminua gradualmente a quantidade se você já estiver fazendo isso. O escorbuto de rebote pode acontecer quando o corpo se acostumou a uma dosagem maior.
Se você ingerir muito, pode experimentar:
-diarreia
-cólicas digestivas
-tontura ou desmaio
-aparência corada
-micção frequente
-dor de cabeça (incluindo enxaqueca)
-náusea
-vômito
Esses sintomas tendem a não precisar de atenção médica e são relativamente incomuns ou raros. Simplesmente diminua sua dosagem e eles provavelmente desaparecerão. Contacte o seu médico se tiver dúvidas. Quantidades muito altas de acerola por um longo período de tempo podem causar pedras nos rins. Contacte o seu médico imediatamente se sentir dor lateral ou lombar, o que pode ser um sintoma. Se cultiva acerola, houve relatos de dermatite de contato durante a colheita. Caso contrário, a baga não é tóxica e segura para consumir.
A acerola é usada como remédio caseiro para uma variedade de doenças. Pesquisas que a apoiam como fonte de vitamina C e suplemento natural são fortes. A acerola também contém outras vitaminas e minerais importantes e é uma fonte significativa de antioxidantes. Consumi-la como alimento ou suplemento pode ajudar a atender suas necessidades de vitamina C. Quanto aos seus outros benefícios alegados – auxílio digestivo, antidepressivo e resistência atlética, por exemplo – ainda não há pesquisas disponíveis, e são necessários mais estudos para apoiar esses usos.
Fonte: Healthline / Embrapa
Veja também: