Originária do Mediterrâneo, no sul da Europa e norte da África, é popularmente classificada como hortaliça
Redação Publicado em 28/02/2024, às 10h00
Alcachofra (Cynara scolymus L.), é uma planta com folhas espinhosas, flores púrpuras e que pode chegar até a três metros de altura. As grandes brácteas - folhas vistosas e atrativas que possuem como principal função atrair polinizadores - que envolvem as flores da alcachofra são as partes comestíveis. Originária do Mediterrâneo, no sul da Europa e norte da África, é popularmente classificada como uma hortaliça. Ela chegou ao Brasil há cerca de cem anos, pelas mãos de imigrantes europeus.
Consome-se o botão floral, formado por um conjunto de escamas e uma base carnosa de onde saem as escamas. É fonte de vitamina C, ácido fólico, magnésio e potássio. Possui poucas calorias e é rica em fibras. Corações de alcachofra são macios e carnudos. Mas as pétalas e caules da planta são igualmente saborosos e nutritivos e não são tão difíceis de preparar quanto as pessoas pensam.
As alcachofras estão repletas de vitaminas, nutrientes e fitoquímicos que combatem doenças. Confira dez razões pelas quais as alcachofras são uma adição perfeita à sua dieta.
1. Fornece uma fonte de nutrientes com baixo teor calórico e baixo teor de gordura: uma alcachofra grande tem 76 calorias, 17 gramas de carboidratos e zero colesterol ou gordura. Em termos de nutrientes, uma alcachofra grande tem aproximadamente:
0,37 miligramas de cobre (42% do seu valor diário, ou VD).
110 microgramas de folato (28% do VD).
97 miligramas de magnésio (23% do VD).
24 microgramas de vitamina K (20% do VD).
19 miligramas de vitamina C (21% do VD).
0,41 miligramas de manganês (18% do VD).
600 miligramas de potássio (13% do VD).
146 miligramas de fósforo (12% do VD).
2,1 miligramas de ferro (12% do VD).
1,7 miligramas de niacina (11% do VD).
0,55 miligramas de vitamina B5 (11% do VD).
0,19 miligramas de vitamina B6 (11% do VD).
0,12 miligramas de tiamina (10% do VD).
2. Protege contra doenças: os produtos químicos naturais das plantas (fitoquímicos) nas alcachofras protegem contra bactérias, fungos, parasitas e vírus. Fitoquímicos têm propriedades antioxidantes, por isso você obtém algumas das mesmas proteções quando come a planta. Os antioxidantes diminuem os efeitos prejudiciais dos radicais livres. Estas moléculas causam danos celulares que podem aumentar o risco de cancro, doenças autoimunes e doença de Alzheimer. Uma pesquisa do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) descobriu que as alcachofras têm o segundo maior teor de antioxidantes de todos os vegetais (apenas o feijão se sai melhor). Uma xícara de coração de alcachofra contém cerca de 8.000 antioxidantes no total.
3. Reduz o colesterol: a cinarina, um fitoquímico das alcachofras, pode reduzir o colesterol que se acumula nas artérias e pode causar doença arterial coronariana e cardíaca. Um estudo com pessoas que tomaram extrato de folhas de alcachofra durante seis semanas mostrou uma queda de 18% nos níveis de colesterol em comparação com aquelas que receberam placebo. Alcachofra pode ser um ótimo complemento para uma dieta saudável para o coração – desde que você não a coma sempre com queijo, manteiga e outros ingredientes ricos em gordura.
4. Ajuda na digestão: cinarina também ajuda o fígado a produzir bile. Seu corpo usa esse fluido para quebrar os alimentos, absorver vitaminas e remover toxinas. Em um estudo, os participantes tomaram extrato de folhas de alcachofra durante dois meses. Os pesquisadores descobriram uma diminuição de 26% nos sintomas da síndrome do intestino irritável (SII) e uma diminuição de 40% nos sintomas de dor de estômago. Os participantes também relataram uma melhoria de 20% na sua qualidade de vida. Refeições que incluem alcachofras podem ajudar a melhorar a saúde intestinal naturalmente.
5. Promove um fígado saudável: alcachofras também contêm silimarina. Este flavonoide, ou produto químico vegetal, protege contra danos ao fígado. Já no primeiro século d.C., médicos gregos e europeus usavam extrato de silimarina feito de sementes secas de alcachofra e plantas de cardo leiteiro para tratar icterícia e outros problemas hepáticos. Estudos mostram que a silimarina pode melhorar os sintomas de cirrose e doença hepática gordurosa e pode até reduzir mortes.
6. Faz você se sentir saciado: uma alcachofra grande tem nove gramas de fibra – isso é mais do que uma xícara de ameixas secas – o que a torna um dos melhores alimentos ricos em fibras que você pode comer. Também é uma boa fonte de inulina. Essa fibra solúvel faz você se sentir saciado. Como resultado, é menos provável que você coma demais ou tenha picos de açúcar no sangue que fazem desejar doces. A inulina também é um prebiótico. Bactérias saudáveis no intestino usam prebióticos e probióticos (também encontrados nas alcachofras) para manter o intestino regular e prevenir a constipação.
7. Fornece proteína: por serem plantas, as alcachofras são surpreendentemente ricas em proteínas. Uma alcachofra contém cerca de 5 gramas de proteína. Além de fazer você se sentir saciado, a proteína ajuda o corpo a reparar tecidos e músculos. Estudos também mostram que comer mais proteínas vegetais do que proteínas animais pode diminuir o risco de doenças cardíacas. Alcachofras são uma boa fonte de proteína para quem segue um plano alimentar vegetariano ou vegano.
8. Melhora a pressão arterial: uma alcachofra grande contém 600 miligramas de potássio, o que ajuda o coração e os rins a funcionarem bem. O potássio também reduz a pressão arterial. Uma revisão sistêmica de oito estudos em 2021 descobriu que tomar suplementos de alcachofra por 12 semanas reduziu significativamente a pressão alta.
9. Reduz o risco de câncer: polifenóis, um tipo de composto antioxidante, são abundantes nas alcachofras. Esses compostos ajudam o corpo a combater a inflamação que pode causar câncer. Eles também impedem que as células cancerígenas se multipliquem e cresçam.
Vários estudos sugerem que alcachofras e extrato de folhas de alcachofra podem prevenir ou ajudar a controlar:
Câncer de mama.
Câncer de colo.
Leucemia.
Câncer de fígado.
Câncer de próstata.
10. Ajuda você a dormir melhor: uma alcachofra grande contém cerca de 100 miligramas de magnésio, mais de 20% da ingestão diária recomendada. Estudos sugerem que o magnésio promove um sono melhor, especialmente se você tiver insônia. Este mineral essencial (eletrólito) também ajuda a manter o ritmo cardíaco, evitando palpitações cardíacas.
Fonte: Cleveland Clinic
6 benefícios do alecrim para a saúde
Conheça 3 benefícios do coentro para a saúde
5 chás de ervas que trazem vários benefícios para a saúde
Gengibre: confira 11 benefícios do superalimento para seu corpo