Antioxidantes são moléculas que combatem os radicais livres no nosso corpo. E o que são radicais livres? São compostos que podem causar danos se seus níveis se tornarem muito altos em no corpo. Eles estão ligados a várias doenças, incluindo diabetes, doenças cardíacas e câncer.
Nosso corpo tem suas próprias defesas antioxidantes para manter os radicais livres sob controle. No entanto, os antioxidantes também são encontrados nos alimentos, especialmente em frutas, vegetais e outros alimentos integrais à base de plantas. Várias vitaminas, como a E e a C, são antioxidantes eficazes.
Sendo assim, uma das melhores opções para fortalecer o corpo com antioxidantes de forma natural é investindo em frutas. Sempre prefira consumi-las in natura, mas vale a pena também fazer um mix delas, e acrescentar outros itens que também tenham propriedades antioxidantes.
A médica nutróloga Marcella Garcez ensina, abaixo, como preparar um suco com propriedades antioxidantes. "É importante deixar claro que os alimentos funcionais não são destinados a tratar doenças, nem são substitutos para medicamentos", frisa Marcella.
Ingredientes:
1 de xícara de suco de tomate
1 cenoura pequena
1 maçã vermelha (sem sementes)
1 talo de salsão
1 colher de café de páprica doce
Modo de preparo:
Limpe a cenoura, a maçã e o salsão. Em seguida, corte-os em pedaços (não tire a casca da maçã). Coloque o suco de tomate e a páprica no liquidificar. Bata rapidamente. Em seguida, inclua os demais ingredientes. Bata tudo até ficar líquido. Não coa nem adoce. Pode adicionar água e gelo a gosto. Consuma imediatamente.
Benefícios nutricionais:
Tomates são ricos em licopeno, que funciona como um poderoso antioxidante que protege o organismo, pois neutraliza a ação de radicais livres. O betacaroteno presente na cenoura também é um potente antioxidante que ajuda a conter danos celulares, previne doenças cardiovasculares, oculares e cutâneas.
“Tanto a polpa quanto a casca das maçãs são ricas em cálcio, fósforo e potássio, pectina, um tipo de fibras alimentar e um poderoso antioxidante, a quercetina. O salsão possui nutrientes e antioxidantes como a apigenina, que ajudam a impedir a formação e a ação dos radicais livres. A páprica doce é uma especiaria, adocicada e não picante, rica em carotenoides que conferem a ela efeitos antioxidantes”, explica Marcella.
Fonte: Marcella Garcez é médica nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da entidade.
Cármen Guaresemin
Filha da PUC de SP. Há anos faz matérias sobre saúde, beleza, bem-estar e alimentação. Adora música, cinema e a natureza. Tem o blog Se Meu Pet Falasse, no qual escreve sobre animais, outra grande paixão. @Carmen_Gua